if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Emoção de Vários Torneios

É jogo da Libertadores, jogo da Copa do Brasil, jogo do Brasileirão ( “A e “B”). Não dá para tomar fôlego.. O meu time joga hoje, qual é o campeonato? Isso, as vezes, acontece com torcedores de São Paulo, Santos, Fluminense, Vasco e outros. Mesmo quem não é torcedor desses times também fica em dúvida de que torneio é o jogo. Assim é o calendário....Libertadores e Copa do Brasil, são dois torneios chegando ao final. Os que estão na taça local sabem que a vitória significa passagem direta para a Libertadores – 2009. Isso embala a disputa dos torneios, e os times mais variados que têm caído pela estrada.

Agora restam Vasco – Sport e Corinthians- Botafogo. Os vencedores, depois de dois jogos do mata-mata, vão lutar pelo título. São conjuntos que se equivalem e jogam pelo grande título, para eles, da temporada. Enquanto isso a Libertadores também tem oito time na disputa e três brasileiros. Dois deles começaram o confronto para ver quem continua: São Paulo ou Fluminense. Os vencedores vão às semifinais. É futebol para muito público e muita emoção.


Escrevendo a respeito do Pacaembu apresentei muitas curiosidades, inclusive goleadas. Não poderia, porém, esquecer daqueles 12 a 1 para o São Paulo, contra o Jabaquara, em oito de julho pelo certame paulista de 1945.

O São Paulo F.C. jogou com GIjo, Piolin e Virgilio; Bauer, Rui e Noronha, Barrios, Sastre, Leônidas, Remo, e Teixeirinha. Leônidas fez 4 gols. Também Remo, que era meia de armação , fez 4. Teixeirinha, 3 e Barrios, 1, completaram os 12 gols. O Gradin, de penlati, fé gol do “Jabuca”.

Jorge Miguel foi o árbitro. O curiosos é que Jabaquara não tinha um mau time, tendo ficado em 5* lugar à frente de vários adversários. No Jabaquara, jogando no ataque, estava Baltazar, que foi ser ídolo no Corinthians, o “Cabecinha de ouro”.


Acontece que o São Paulo, campeão de 1945, estava com excelente equipe tendo perdido apenas 4 pontos, seguido pelo Corinthians com 9. É interessante lembrar que o contagem de pontos eram dois por vitória e um por empate. Hoje são 3 pontos por vitória. O tricolor marcou 70 gols na competição, sofrendo 20.


Gosto muito de destacar pontos curiosos e importantes do futebol, principalmente para lembrar aos mais jovens. Os quatro maiores artilheiros de São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos, foram pela ordem Serginho, do São Paulo, Heitor, do Palmeiras, Cláudio do Corinthians e Pelé do Santos. Os quatro marcaram quase 2 mil gols pelos seus clubes, mas é importante dizer que Pelé entra com 1.091.


A Fifa tinha 8 países quando surgiu, em 1904, ano de sua fundação. Passou a 39 paises, vinte e um anos depois e mais tarde com a Segunda Guerra acabada, passou a 68, em 1950. Vinte e cinco anos depois, chegou aos 129 países e agora, passa dos 200. É o futebol sempre do mundo todo e mais forte.

Situação difícil

Nilton Santos , a enciclopédia, completa hoje 83 anos de vida. CBF e Botafogo poderiam muito bem dar uma melhor assistência ao ex-jogador.(Orlando Duarte - Informal - 16/05/2008)





Nenhum comentário: