if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sábado, 17 de maio de 2008

A Estratégia de Dunga...

A cada dia que passa mais admiro Dunga, técnico da Seleção do Brasil.
Ele vem amadurecendo, e sua convocação dos jogadores, merecem sempre poucos reparos. O que ele está fazendo é trazer para a equipe principal, jogadores com idade olímpica, para os acostumar ao seu trabalho. É bom lembrar que Dunga já foi “olímpico”, na medalha de prata de 1984, em Los Angeles e foi campeão do mundo, no mesmo estádio, em Pasadena, no ano de 1994. É um homem experiente e cercado de pessoas também com larga experiência de vida. Dunga soube da declaração de Luxemburgo, que quer dirigir a seleção do Brasil em 2014, porém não perdeu a classe, dizendo – “É um ótimo treinador, já esteve na Seleção e poderá sim, estar no Mundial. Ele torce por mim em 2010, como disse que torço por ele em 2014, se for o técnico.” E assim é que deve ser...Ninguém deve “brigar” pelo futuro, pois ele nem existe! Além do que a vida apresenta a todo instante, muitas surpresas, e até lá, muita coisa pode acontecer.

Dunga também está atento ao comportamento de todos os jogadores. Convocou, acertadamente, o Adriano para os jogos das Eliminatórias contra o Paraguai e Argentina. Entendeu que ele recuperou-se num ótimo ambiente, de um grande clube. Quanto a Ronaldinho Gaúcho, sem polemizar, Dunga disse que ele está machucado e que é vítima dos jornais sensacionalistas. Ele continua convocando os “estrangeiros”. Desta feita apenas Kleber, dos Santos, dos jogadores que atuam no Brasil, está no grupo. São todos brasileiros, jogando aqui ou lá fora. Que o Dunga prossiga nessa sua estratégia de não criar debates desnecessários e que ajude o Brasil a ser campeão olímpico, na China.

Lennart Johansson, ex-presidente da UEFA, de um país maravilhoso, a Suécia, mas bastante frio, onde as pessoas não todas, claro, gostam de um aquecimento interno provocado pelo álcool: têm fama de beberem mais do que o normal, ou no social apenas. Ele parece assim com o ex-presidente da Rússia, Boris Yeltsin. Também de um lindo país, de baixas temperaturas e que sempre passou do normal na sua vodca. Para que essa explicação etílica, você deve se perguntar? É que o Johansson abriu a boca, 14 anos depois, para falar sem nexo. Deveria estar hibernando...

Ele diz, sem prova alguma, de que em 1994, nos Estados Unidos, o Brasil foi beneficiado pelo Sr. João Havelange, então presidente da FIFA. Alega que houve pressão para substituir o árbitro de Brasil- Suécia, por um colombiano que, no jogo, expulsou Thern, por violenta entrada em Dunga. Vi o jogo e a expulsão , determinada pelo árbitro José Joaquim Torres foi justa. O Sr. Johansson perdeu um bom momento para ficar calado. É o frio...


Esse desejo de se punir os clubes fazendo jogar com portões fechados, sem público, chegou ao fim. A CBF agiu com bom senso. A partir de agora o clube punido deixa a sua sede e vai jogar em outro estádio, com o público e há uma distância considerável de onde consuma jogar. Fiz um comentário nesse sentido e disse que sem público todos sãos punidos, inclusive o futebol. Boa medida será adotada a partir de agora.

Não confundam o “caso” Rebeca Gusmão”. Ela estava sendo processada, aqui, pelo uso de dopagem no Pan-2007. Ao mesmo tempo corria, na Corte Arbitral, na Europa, aquela acusação de 2006. O Tribunal achou que não tinha condições de julgar o fato. Rebeca foi absolvida, mas no Julgamento do outro caso, foi punida por dois anos. (Orlando Duarte - Informal - 17/05/2008)

Nenhum comentário: