if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

terça-feira, 3 de junho de 2008

TRUCULÊNCIA E DESPREPARO POLICIAL

Há muitos anos, fazia parte de uma delegação do Santos que estava na Colômbia, depois de muitos jogos pelos Estados Unidos. Era o último da excursão. Jogaria o Santos contra uma Seleção Olímpica. Estádio lotado. A companhia aérea que passaria por Bogotá, a Braniff, ficaria no aeroporto esperando os santistas, tudo com horário marcado. Os passageiros que vinham dos Estados Unidos, tinham duas opções: ir ao jogo ou jantar na cidade por conta da companhia. O jogo foi normal até o instante em que houve um incidente envolvendo o árbitro e jogadores santistas. O árbitro chegou a ser atingido. Foi para o vestiário e não voltou. O restante do jogo foi dirigido por um dos seus auxiliares. O Santos ganhou. Nos vestiários festejava-se a volta ao Brasil, depois de muitos dias. Tudo bem, avião esperando, banho tomado e...chega a polícia. A ordem era prender grande parte do time. O resultado é que fomos parar na delegacia. Lá o Santos era acusado de agredir o apitador, que se encontrava no local com um olho bem ferido. Oberdã, Pepe, Laércio e mais alguns, foram para trás das grades. As conversas foram intensas. Participei delas e consegui um acordo: O Santos admitiria, por escrito, que seus jogadores erraram e o árbitro receberia uma importância para tratar do seu ferimento no olho. E o avião? Foi embora. O Santos voltou ao Hotel, um outro disponível claro e esperou um vôo no dia seguinte, pela Avianca. Quando a delegação estava na fila de embarque chegaram alguns oficiais do Imposto de Renda cobrando o Santos para apresentar o contrato que firmara e pagar a parte do “Leão”. O avião não esperou e fomos para o Hotel. Só pela madrugada é que se conseguiu embarcar em vôo da antiga APSA, do Peru. É bom dizer que os policiais não foram truculentos...





O que aconteceu no Recife, no jogo Botafogo – Náutico, é inaceitável. Em primeiro lugar o André Luiz não fez a falta que merecesse cartão amarelo e a expulsão. Expulso, ficou irritado e não se comportou bem. O que deveriam fazer os policiais? Esperá-lo sair e aí sim, se houvesse um motivo, levá-lo à Delegacia. Sei que o André Luiz ficaria calmo a sair do campo. Ele não precisava reagir como reagiu e a Polícia errou em sua ação. Ficou claro o despreparo e a truculência , lamentavelmente.





“O homem chegará primeiro a Lua antes de ocorrer os 100 metros em 10 segundos...” A previsão de Jesse Owens, em 1936 quando venceu a prova, com 10 segundos e 2 décimos, faz tanto tempo que perdeu sua força. Passou-se dos 10 segundos, estamos na faixa dos 9s 72 e até onde poderemos ir? Você poderá errar também...Bolt, da Jamaica, bateu a marca do seu compatriota, Asafa Powell, 9s 74, em Nova York. A prova, em Pequim, será a mais rápida de todos os tempos para os que ocorrerem.



Na África, Libéria, morreu gente em jogo das Eliminatórias do Mundial 2010. Ficou muito triste quando isso acontece, pois o estádio esportivo é para festa e não para mortes. Tinha mais gente do que lugares. Oito pessoas morreram e muitos ficaram feridos. Lamentável.





Robinho, o “menino alegre”, decidiu o jogo para o Brasil, contra o Canadá, nos Estados Unidos. Está em excelente fase e poderá ser importante nos jogos contra o Paraguai e Argentina, este mês, pelas eliminatórias para o Mundial. Robinho joga com arte e alegria.(Orlando Duarte - Informal - 03/06/2008)

Nenhum comentário: