if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

domingo, 19 de outubro de 2008

Informal (domingo –19/10/2008)
De Orlando Duarte


Clássicos que decidem

Neste domingo de final de futsal e de penúltima corrida de Fórmula-1 da temporada, teremos alguns clássicos pelo Campeonato Brasileiro, que podem decidir o futuro de determinadas equipes envolvidas nesta reta decisiva de competição.

No Rio de Janeiro teremos o “Clássico dos milhões”, Vasco x Flamengo, que representa a chance de o Vasco ganhar moral e ainda lutar contra o rebaixamento.

O empate diante do Sport/PE, na Ilha do Retiro, mostrou que o time cruzmaltino pode permanecer na série-A, mas terá que jogar muito contra o Flamengo, que briga intensamente pelo título.

Na capital paulista teremos a reedição de uma das semifinais do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e São Paulo, e novamente no Palestra Itália, onde o gás de pimenta teve proporções até maiores que o jogo que levou o Verdão à final naquela ocasião.

Este clássico agita São Paulo desde a década de 1930 e com toda a certeza será um dos principais jogos da rodada, assim como Atlético/MG e Cruzeiro, que colocarão mais de 60 mil pessoas no Mineirão, sem dúvida alguma.

Apesar da fase, o Galo ganhou do Flamengo em pleno Maracanã e quase complicou a vida do Palmeiras no Palestra Itália. Enquanto isso, o Cruzeiro vem bem no campeonato e sonha tomar a ponta do atual líder Grêmio daqui a algumas rodadas.

Este ano o Atlético não tem levado sorte diante de seu maior rival. Para muitos atleticanos o clube precisa vencer a Raposa no ano do centenário alvinegro pelo menos uma vez, já que nas outras oportunidades os cruzeirenses foram mais felizes, inclusive conquistando um título estadual.

Além destas partidas, teremos campeão do Brasil e vice, em 1996, jogando no Canindé, uma partida que interessa a todos, tanto na disputa do título, como no rebaixamento.

Eliminatórias

O saldo da primeira rodada do returno das Eliminatórias para a Copa 2010 foi este: a Argentina não perdia desde 1973 para o Chile e a derrota em Santiago custou o cargo do técnico Basile.

No Brasil, Dunga continuou sendo muito criticado, principalmente por não mostrar forças para modificar o time taticamente.

A próxima rodada das Eliminatórias sul-americanas terá Brasil x Equador, em Quito. O jogo será importantíssimo, mas precisamos vencer mesmo dentro de casa, para mostrar que os convocados de Dunga suportam qualquer tipo de pressão. Numa Copa do Mundo é preciso sangue quente.

Depois do Equador o Brasil retorna para enfrentar o Peru. Continuo achando que Dunga deveria convocar o máximo possível de jogadores que atuam no Brasil. Contra os peruanos, mais uma chance.

Comportamento

O torcedor brasileiro tem que torcer pela seleção e esquecer dos clubes, pois isso prejudica, como no Maracanã, quando parte da torcida clamou por Obina e gritou “segunda divisão” para Thiago Silva.

Além disso, é bom sair um pouco do eixo Rio/São Paulo. Em Goiás, no Serra Dourada, em Curitiba, na Arena da Baixada, e no Rio Grande do Sul, no Beira-Rio, por exemplo, o Brasil é muito bem recebido e a seleção é um sucesso.

Seria uma medida inteligente, pois isso foi feito quando Felipão assumiu o cargo e deu muito certo. Colocou o povo ao lado da seleção e isso é o mais importante.

René Simões

Para quem já classificou a Jamaica para uma copa do mundo, pegar o Fluminense com baixo astral e próximo da queda foi até uma boa para René Simões.

Ele é extremamente competente e deu novo ânimo ao grupo tricolor, que já deu mostras de reação ao vencer o Atlético Paranaense, em Curitiba.
Conheça a loja www.culturaesportiva.com.br

Nenhum comentário: