if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Informal
De Orlando Duarte



Vanderlei Cordeiro de Lima, um vencedor


Acompanhei durante anos a carreira de um dos atletas mais esforçados e competentes do Brasil, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

Com tristeza, mas sabendo que ele cumpriu todos os objetivos no atletismo, vimos sua despedida no último dia de 2008, exatamente na Corrida de São Silvestre.

O paranaense Vanderlei, nascido em Cruzeiro do Oeste, foi campeão de importantíssimas maratonas, como de Tóquio, em 96, São Paulo, em 2002, e a charmosa maratona de Hamburgo, em 2004. Além destes feitos, conquistou o ouro em duas edições de Jogos Pan-Americanos, em Winnipeg, Canadá, em 99, e Santo Domingo, República Dominicana, em 2003.

No entanto, os prêmios mais importantes foram conquistados na Olimpíada de Atenas, no ano de 2004, quando partia para uma inesquecível medalha de ouro e foi agarrado covardemente por um padre irlandês nos últimos metros de uma das mais tradicionais provas dos Jogos Olímpicos.

Com a ajuda de expectadores, Vanderlei continuou na prova e conquistou a medalha de bronze com muito orgulho. Depois, foi condecorado com a medalha Pierre de Coubertin, honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional, que viu na garra e nas largas passadas do atleta um símbolo de dedicação e amor ao esporte.

Vanderlei disse em suas últimas entrevistas já nos primeiros dias de 2009, que não imaginava tanto sucesso, que não pensou que chegaria tão longe em sua carreira.

Ele sabe das dificuldades que enfrentou para conquistar títulos e o reconhecimento internacional, mas acredita que muitos brasileiros possam ter melhores oportunidades: “Basta ter a mesma disciplina e saber dar importância à modalidade, mesmo tendo que abdicar um pouco da família e de outros desejos”, diz.

Vanderlei Cordeiro de Lima, um brasileiro iluminado, se despede do esporte deixando a marca da humildade, da garra e da coragem. De fato, um vencedor.

Futuro

Vanderlei Cordeiro já escolheu um substituto, ou melhor, uma substituta. De acordo com o agora ex-maratonista, a sobrinha Larissa Bergamo está iniciando sua carreira como corredora e tem grandes chances de despontar como destaque do atletismo brasileiro.

Copa São Paulo

O futebol, que sempre merece destaque e dificilmente nós, brasileiros, conseguimos viver sem, já deu o ar de sua graça em 2009 em gramados tupiniquins.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior já reservou algumas surpresas, como os empates de Corinthians e Flamengo/RJ diante de Paraibano/PB e União Barbarense/SP, respectivamente, bem como a incrível virada do Grêmio sobre a Portuguesa, quando a equipe paulista vencia por 3 a 1 e acabou derrotada por 4 a 3.

Estas foram as primeiras, mas outras virão. Fora isso, Palmeiras, Santos e São Paulo deram show e cada time mostrou um bom talento, que pode muito bem ser aproveitado no time profissional em breve: Oscar pelo São Paulo, Neymar pelo Santos e Alex pelo Palmeiras.

Atento

O Corinthians diz que não conta mais com Kléber, mas isso não é verdade. O clube de Parque São Jorge tentará até o último momento tirar o jogador do Palestra Itália e formar um ataque dos sonhos com Dentinho, Kléber, Souza e Ronaldo.

Forte

O Vasco mostra que acertou na contratação do técnico Dorival Jr. para comandar o time na temporada 2009, em que irá disputar a Série-B do Brasileirão.

O treinador indicou ótimos jogadores ao clube da Colina e com a ajuda do presidente Roberto Dinamite, homem sério e que tem os pés no chão, fará um bom trabalho.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: