if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Informal

Orlando Duarte

Organização por meio de bons projetos


Quem se lembra de um clube mal organizado que tenha conquistado sequer um título ou disputado grandes finais, com atletas se destacando durante uma competição?

É impossível, pois os clubes aprenderam por diversos modelos, principalmente dos times europeus, que sem organização não se conquista título, nem se realizam sonhos, por menos ambiciosos que sejam.

O Palmeiras, máquina de gols de Luxemburgo na década de 1990, o São Paulo de Telê Santana, o Flamengo campeão mundial, o Grêmio de Felipão, o Corinthians de Luxemburgo e Parreira (e agora de Mano), e os mais antigos, ainda, como os times de Oswaldo Brandão, o Brasil de Zagallo são bons exemplos de organização.

Todos eles podem ser lembrados como exemplos de vencedores que, com ótimos projetos adquiriram respeito e admiração no mundo do futebol.

É por isso mesmo que o meia Kaká está certíssimo em não se deixar levar apenas pelo dinheiro árabe dos donos do Manchester City, time inglês que quer contratá-lo a qualquer custo.

Kaká está feliz em Milão e joga num time extremamente respeitado, bem estruturado e vencedor e não iria para um lugar em que todos estes fatores positivos não estivessem garantidos.

Beneficiado

O São Paulo torce por uma negociação de Kaká e por um valor bem alto, já que tem direito numa futura negociação por ser o clube formador do atleta.

Eleição

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), que já havia anunciado uma lista dos melhores técnicos de seleções do mundo, divulgou os melhores nos clubes.

O escocês Alex Ferguson, do Manchester United, ficou com o primeiro lugar e o brasileiro melhor colocado foi Muricy Ramalho.

Neste ponto trata-se de uma eleição discutível, pois Muricy já mostrou ser melhor do que treinadores como Dirk Advocaat, do Zenit, da Rússia, Roberto Mancini, que treinou o Inter de Milão, e Avram Grant, ex-Chelsea.

Reforço

Alguns torceram o nariz para a contratação de Bolamos pelo Santos, por ser um jogador caro e vindo de outro país.

Mas, sinceramente, gostei da contratação e acredito que o jogador dê cara nova ao time alvinegro.

Aprovado

O Flu se reforçou com jogadores conhecidos, como Roger, Leandro e Leandro Amaral e o técnico René Simões tem considerado bom o trabalho inicial para esta temporada.

Todos os times, de RJ, SP, MG, RS, PR terão problemas devido à forma física e ao entrosamento, mas isso tudo virá com os jogos, já que para alguns o campeonato estadual começa em uma semana.

Cotado

Nenê vive uma fase tão boa na NBA, que está muito bem cotado para jogar o All Star Game, o Jogo das Estrelas, em que são reunidos os principais atletas escolhidos pelos torcedores.

Talentos

A Copa SP de Futebol Júnior continua revelando bons talentos e, de maneira, surpreendente, o Grêmio foi eliminado da competição.

O Santos do garoto Neymar tem dado o que falar. Ano passado ele foi reserva e muitos criticaram a comissão técnica por não ter colocado o garoto. Mas, o clube foi inteligente, pois lança o atleta aos poucos, sem alarde.

Com essa Copa SP no currículo, Neymar pode começar a pensar no time profissional. Terá, sim, que trabalhar mais um pouco, até para adquirir melhor porte físico, mas tem tudo mesmo para ser um craque.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: