Informal
Orlando Duarte
Convocados brasileiros
Desenvolvo abaixo uma ideia antiga, que gostaria que um treinador de seleção brasileira, atualmente Dunga no caso, tentasse ao menos pensar.
Não é de hoje que apoio a convocação apenas de jogadores que atuam no Brasil. Até poderíamos ter 3 exceções para que a disputa entre atletas brasileiros que jogam fora do país fosse bem maior e a escolha exigisse um critério ainda mais rigoroso.
Fiz uma relação de 23 atletas, como se o Brasil fosse disputar um Mundial ou qualquer outra competição oficial, apenas contendo jogadores que atuam no futebol brasileiro.
O que percebi é que temos muitos valores sendo desperdiçados e, no caso de jogos pelas Eliminatórias, poderíamos utilizar este método, para evitar que os jogadores que estão fora do país façam longas viagens e se cansem muito mais, não rendendo o esperado, posteriormente.
Para o gol, temos Rogério Ceni, Marcos e Fábio Costa. Nas laterais, Zé Luis, do São Paulo, Léo Moura, do Flamengo, André Santos, do Corinthians e Athirson, da Portuguesa.
Já para a zaga, Miranda e André Dias, do São Paulo, poderiam perfeitamente formar a dupla titular. Além deles, Chicão do Corinthians seria nome certo.
No meio, temos nomes consagrados, como os pentacampeões Edmílson, do Palmeiras, e Kléberson, do Flamengo. Outros bons valores são Jean e Hernanes, ambos do São Paulo, Ramires, do Cruzeiro, Ibson, do Flamengo, Pierre, do Palmeiras, e Thiago Neves, do Fluminense.
No ataque titular teríamos Nilmar e Keirrison e, na reserva, Borges, Kléber Pereira e Washington, coração valente.
Esquecidos?
Kléber, Diego Souza, o goleiro Vítor, do Grêmio, Fred, Dentinho, Jorge Wagner, todos eles também merecem chances. Isso prova a qualidade dos nossos jogadores, que têm de ser privilegiados.
Fenômeno
Não incluí Ronaldo nesta lista, mas é um jogador que pode figurar entre os convocados a qualquer momento, pois tem qualidade de sobra para vestir a camisa da seleção.
Identificação
A atual seleção, recheada de jogadores que atuam fora do futebol brasileiro, perdeu há muito tempo a identificação com o torcedor.
Imaginem um jogo do Brasil no Morumbi com Keirrison e Ronaldo no ataque, que fantástico.
Titulares
Imaginem um time titular com Rogério Ceni; Zé Luís, Miranda, André Dias e André Santos; Edmílson, Jean, Hernanes e Thiago Neves; Keirrison e Nilmar.
Reservas
Marcos; Léo Moura, Chicão, Rodrigo e Athirson; Pierre, Ramirez, Ibson e Dentinho; Borges e Ronaldo. Fica a pergunta: estas equipes não teriam condições de classificar o país para um Mundial?
A resposta é simples: conquistaríamos a classificação à Copa fazendo bonito e os atletas atrairiam novamente o público brasileiro para os jogos da seleção.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário