if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Informal

Orlando Duarte

De atleta a administrador

Cafu esteve no programa Arena Sportv na última quarta-feira e falou sobre muitos assuntos. O ex-lateral de Palmeiras, São Paulo, Milan e Roma é muito inteligente e ainda tem muito a acrescentar ao futebol brasileiro.

Ele disse que teve contato com alguns clubes, mas ainda não decidiu se irá voltar a jogar futebol. Depois do falecimento de familiares queridos, ele deu um tempo, cuidou de sua Fundação, que auxilia crianças carentes, e deve, em breve, dar um rumo à vida.

Cafu pensa, inclusive, em virar administrador: “Minha intenção é jogar o Brasileiro e depois administrar, fazer parte do elenco de diretores do clube que eu defender. Meu objetivo não é jogar seis meses e ir embora. Quero criar um vinculo e ajudar esse clube”, disse.

Vendo a influência, a responsabilidade e a moral que Leonardo tem no Milan, algo que, segundo Cafu, nenhum brasileiro tem no Mundo, essa ideia se torna ainda mais forte. O jogador disse que isso o ajuda a pensar a seguir, de fato, a profissão.

Cafu ficou 11 anos fora do Brasil e quer dar seqüência a mais um trabalho em seu país.

Peneiras

Cafu prova ser um vencedor desde o começo da carreira. Ele passou por peneiras em diversos clubes do Brasil e foi reprovado em todas elas.

Foram nove peneiras no São Paulo Futebol Clube, uma na Portuguesa, uma no Palmeiras, uma no Corinthians e uma no Atlético/MG.

Nada disso fez com que ele desistisse do sonho de virar atleta profissional e multicampeão, como foi por onde passou.

Champions League

A atmosfera, o ambiente, os times que disputam a Champions League. Para Cafu, tudo isso diferencia a competição das demais competições disputadas na Europa. “O jogo acaba sendo diferenciado pelo clima criado. É uma competição maravilhosa de se jogar”.

Melhores

Para Cafu, individualmente, o Palmeiras de 96 era sensacional, mas o São Paulo de Telê obteve resultados fantásticos.

Fundação Cafu

Cafu diz que a Fundação Cafu – Alimentando Sonhos está indo muito bem. Cerca de 340 garotos recebem até 3 mil atendimentos mensais, incluindo assistência médica, odontológica, além de receberem educação, esporte e terem direito a cursos profissionalizantes.

É um trabalho que visa o bem estar das crianças carentes, que tem a supervisão do responsável Cafu.

Estrutura

Para Cafu, a estrutura dos clubes brasileiros não pode ser comparada a dos clubes europeus: “No Brasil estamos melhorando agora. Estive visitando alguns centros de treinamento e dá para se notar uma melhora, mas nenhum chega ao nível dos europeus”.

Arbitragem

O árbitro uruguaio Roberto Silveira, que apitou Palmeiras x Sport, foi muito bem em expulsar Wilson, do Sport.

Esse negócio de jogador não saber as recomendações e as regras, é lamentável. Está escrito que jogador não pode colocar qualquer camisa com indicação religiosa, política, pois será mostrado cartão amarelo. E assim foi feito.

O espetáculo é dentro do campo e não conhecer as regras do jogo é pior para todos os jogadores.

Grêmio

O time gaúcho tem de ser louvado. Não é fácil vencer no estádio Nacional de Santiago/CHI, que traz gratas lembranças do futebol brasileiro, pela Copa de 1962.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: