if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Informal

Orlando Duarte

Retorno mais próximo


A vitória da última terça-feira da equipe de Dorival Júnior, diante do ABC, foi uma prova de que o Vasco está muito próximo de retornar à primeira divisão, assim como Palmeiras, Grêmio, Atlético/MG e Corinthians já fizeram.

O Vasco tem jogadores comprometidos, que sabem o que o time precisa para voltar à primeira divisão. Com simplicidade e união, a equipe mantém a liderança, agora com boa vantagem para o Guarani, e conta nos dedos os jogos para garantir o acesso.

Ainda restam sete rodadas. O título, ao que parece, será decidido com uma rodada para o fim (ou, quem sabe, na última rodada mesmo), já que, apesar de boa vantagem, os times do G-4 ainda podem chegar na ponta.

Mas, o mais importante é que o Vasco tem lutado. E as críticas passaram, assim como a desconfiança e a pressão que havia em cima do time para bater os recordes do Corinthians, que fez chover em 2008.

De nada adianta “ser o Corinthians de 2009”. O que importa é subir para garantir o bom trabalho, o planejamento correto e a alegria do torcedor, e não para imitar um rival tradicional.

Deixando tudo isso de lado, o time carioca tem grandes chances de se garantir matematicamente na primeira divisão nas duas próximas rodadas e de levantar a taça ao fim da série-B.

Carro

“Vi que a maioria dos acidentes de carro acontecem quando os veículos estão a 150, 100 km de distância de seu destino. Por isso, temos que abrir o olho”.

O exemplo acima foi dado pelo meia-atacante Carlos Alberto, do Vasco, que foi um tanto trágico, mas passou sua mensagem a torcedores e jornalistas.

Na reta final do Brasileirão “série-B” todo o cuidado é válido e, apesar de ter jogos em casa e com Maracanã lotado, o Vasco não pode bobear, pois só assim permanecerá líder.

Perto

A Portuguesa venceu um adversário direto na briga pelo acesso, o Ceará, num jogo difícil de apitar, assistir e jogar.

Como joga em Mogi, a Portuguesa não tem como grande trunfo o apoio de seu torcedor, nem um gramado que possa abusar das artimanhas futebolísticas.

Mas, aos poucos, se coloca como uma das surpresas nesta reta final de campeonato, tendo, inclusive, boas chances de subir.

Mal

Como o assunto é série-B, aproveito para dar um alerta: o Guarani, que já foi líder disparado deste Brasileirão, aprendeu com os próprios erros que não pode subestimar adversários e tem de levar a competição com seriedade até o fim.

Mas, no jogo diante do Paraná, o próprio técnico Vadão percebeu que o time se entregou após o primeiro gol e não reagiu. Muito pelo contrário. Levou um sufoco do time paranaense, que não seria exagero uma goleada tricolor.

Fico!

Ronaldo deverá mesmo permanecer no Parque São Jorge em 2010, para a disputa da Libertadores da América.

O jogador disse, em sua mais recente entrevista coletiva, que o Flamengo é sua aposta para o título brasileiro, apesar de deixar de lado o amor pelo rubro-negro, desde que assinou com o Corinthians.

Ronaldo será um grande reforço para o time de Mano Menezes, que, sinceramente, não é nem sombra da equipe competitiva de Paulista e Copa do Brasil quando atuam sem o fenômeno.
Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: