As partidas decisivas ainda não decidiram
Apesar de o Cruzeiro, de Belo Horizonte, ter vencido o Atlético por 5 x 0, e praticamente garantido o título mineiro, nos demais jogos em todos os estados quase nada foi definido. Digo quase porque alguns times começaram em vantagem, como Palmeiras, Flamengo e Coritiba. É evidente que com relação ao Palmeiras, por exemplo, que jogará contra a Ponte Preta em seu estádio e que ganhou em Campinas por 1 x 0 , está muito próximo do título. A Ponte Preta vai para o tudo ou nada, pois jogou um pouco temerosa no primeiro tempo e apesar de reagir no segundo não conseguiu marcar.
O Palmeiras voltou a contar com o futebol excepcional do goleiro Marcos, novamente em grande forma, e o time jogou o suficiente para ganhar. Tendo viajado, após o jogo, para o Recife, a fim de enfrentar pela Copa do Brasil o Sport, é evidente que o Palmeiras voltará um pouco cansado e é preciso saber se a Ponte Preta vai se aproveitar disso.
Equilíbrio no Rio
No Rio de Janeiro, em jogo equilibrado, o Flamengo venceu por 1 x 0 um Botafogo que sentiu algumas ausências na sua equipe. Igual ao caso do Palmeiras, o Flamengo joga pela Libertadores e vai ter um normal desgaste por isso, enquanto o Botafogo só treinará. Isso equilibra tudo para o jogo decisivo e final.
No Paraná, o Coritiba, em seu estádio, bateu o Atlético, seu grande rival, e entra em vantagem para o jogo decisivo. Todos sabem que há uma grande rivalidade em torno desse Atle-Tiba e não se pode antecipar que a vantagem do Coritiba tenha diminuído as possibilidades do Atlético, se bem que é uma vantagem considerável.
Juventude bate Inter
No Rio Grande do Sul, em casa, no último minuto o Juventude bateu o Internacional por 1 x 0, e isso não é novidade, pois nos últimos tempos o time de Caxias do Sul tem sido um problema para o forte campeão do mundo. A segunda partida será no Beira-Rio, mas isto não assusta o time de Caxias. Claro que o Internacional tem todas as condições de vitória, porém entra em desvantagem para a decisão. Em Santa Catarina, no clássico Figueirense e Criciúma, o Figueira ganhou e pode sim chegar ao título.
Goiás prefere Copa do Brasil
Em Goiás, num dos mais movimentados campeonato do País, o Itumbiara quebrou o favoritismo do Goiás, que vinha de uma brilhante vitória sobre o Corinthians. O Goiás parece-me mais preocupado com o segundo jogo contra o Corinthians do que praticamente com o título goiano. É apenas uma opinião, pois o Goiás sente que pode ser campeão da Copa do Brasil, que lhe dará direito de participar da Libertadores e é mais importante do que ganhar outra vez um título goiano.
3 a 0 Vitória
Na Bahia, o Vitória ganhou do Bahia no grande clássico local por 3 a 0. Foi um domingo em que, afinal de contas, como dissemos, nada ficou decidido, e isso nos garante um próximo domingo ainda mais cheio de emoções.
Fernanda Venturini
Não cheguei a analisar a decisão do José Roberto Guimarães sobre a não convocação de Fernanda Venturini. Ninguém discute a grande carreira que teve esta atleta, a Fernanda, uma levantadora perfeita, respeitada no mundo inteiro. Acontece que depois dos Jogos Olímpicos de Atenas ela renunciou a sua atividade no vôlei, passando a se dedicar à família. Recentemente,
Fernanda achou que poderia voltar a jogar e na seleção. Ela pediu isto publicamente ao técnico e o deixou numa situação complicada. Para não tomar uma decisão apenas dele, Zé Roberto Guimarães reuniu-se na CBV para tratar da convocação de todas as jogadoras, e ficou decidido que Fernanda Venturini não seria chamada. Se José Roberto Guimarães convocasse Fernanda, ele estaria tirando o lugar de uma jogadora que está em plena atividade e participando de todos os jogos da seleção.
Ele poderia talvez convocar Fernanda para participar dos treinos da seleção e de alguns amistosos, e não garantindo a ela presença em Pequim. Não sei se essa medida seria apropriada e se a própria atleta gostaria de ficar nessa condição. É pena que o tempo passe para todos. Até para os campeões.
(Informal- Orlando Duarte)
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário