if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A Defesa dos Estádios

Fico feliz quando surge um novo estádio; fico triste quando se inaugura uma nova prisão. Assim é a vida. Os suecos garantem que com praças esportivas e muita atividade física, surgem menos hospitais e presídios. Estão certos, como sempre.


O Pacaembu foi reaberto no final da semana que passou. Um sucesso de público e voltou a mostrar que é muito útil para o futebol paulista, como são o Morumbi, o Palestra Itália, o Canindé e os inúmeros outros que se espalham por todo o Estado.


O Pacaembu esteve abandonado. A idéia do Museu e da reforma o colocou novamente em destaque. É um estádio de 68 anos, completados neste abril. Foi em 1940 que surgiu o maior estádio da América Latina. Depois é que vieram outros, mas ninguém tirou o brilho do mesmo. Há coisas que devem ser registradas quando se fala do Pacaembu , que teve em seu campo o Pan-americano de 1963, o Mundial de 1950, a Taça Rio de 1951, o campeão mundial de boxe Joe Louis, o cantor Luciano Pavarotti, e muito e muito mais. No seu ginásio basquetebol, boxe, futebol de salão, bailes e festas. Nas suas piscinas os maiores nadadores mundiais, como os japoneses chamados de “peixes voadores”. Em suas quadras de tênis, uma cobertura, jogadores como Esther Bueno, Lelé Fernandes, Pancho Segura Cano e muitos outros. É o bom Pacaembu.


O maior público registrado no Estádio Paulo Machado de Carvalho foi no jogo Corinthians – Ponte Preta, de 25 de agosto de 1977, com 72.538 pagantes. O público, não registrado, na estréia de Leônidas da Silva no São Paulo, em 24 de maio de 1942, teve 71 mil pagantes e 8 mil sócios que não pagaram ingressos. O jogo? Corinthians, 3 x São Paulo, 3.


Nos anos 80 tivemos a pior fase na vida do estádio: 8 reformas e mais de 2 anos e meio sem futebol. O jogo inaugural, em 1940, foi entre Palmeiras, 6 x Coritiba, 2.


O primeiro foi de Zequinha, do Coritiba. Maior gelada? Aconteceu no confronto entre São Paulo F.C. e Jabaquara: 12 a 1. Em 1945 é que aconteceu esse jogo.


Você amigo leitor pode imaginar um jogo do Corinthians com apenas 109 torcedores? Pois aconteceu, em 21 de Maio de 1946, no jogo do seu time contra o América, do Rio janeiro. No Pacaembu jogaram craques que fizeram história, como Pelé, Zizinho, Ademir da Guia, Rivelino, Dudu, Pepe; os craques do Honved como Puskas; os craques do River Plate, como Di Stefano; os craques do Brasil de 1950 e outras épocas na seleção. Era tão emocionante jogar no Pacaembu como é jogar no Maracanã...


A despedida do Palestra Itália para ser tornar Palmeiras, aconteceu no Pacaembu, em 20 de setembro de 1942, contra o São Paulo. O Palmeiras venceu por 3 a 1.


Lembremos também do Torino, da Itália. Um pouco antes da tragédia, um dos melhores times de todos os tempos. Tragédia que enlutou o futebol. O Torino jogou no Pacaembu. Era uma verdadeira seleção italiana e o Corinthians ganhou por 2 a 1.


O grande time da Portuguesa de Desportos, uma verdadeira seleção, com Djalma Santos, Julinho, Pinga, Brandazinho, registrou uma vitória histórica sobre o Santos 8 a 0, e sobre o Corinthians, 7 a 3. Vi os dois jogos como vi quase todos os importantes no Pacaembu. Não devemos nos esquecer do grande time do Arsenal: nos visitou e foi um sucesso. O Pacaembu está em uso e espero que continuem as melhorias.( Orlando Duarte - Informal - 14/05/2008)

Nenhum comentário: