if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

domingo, 11 de maio de 2008

O Maior Nacional Do Mundo....

Vinte grandes do futebol brasileiro começam o Campeonato Brasileiro “A” . São verdadeiros “clássicos” para lotar os estádios. O que destacar para hoje? Internacional x Vasco, no Beira Rio, ou Coritiba, campeão paranaense contra o Palmeiras, campeão paulista? Dois grandes jogos e três campeões estaduais.


Mais que isso, todos os quatro já foram campeões brasileiros. O Jogo Atlético Mineiro X Fluminense, no Mineirão, também é para lotar o estádio, apesar da fase apenas discreta dos mineiros.


O Atlético, com Tele Santana, foi o primeiro campeão , em 1971. O curioso é que, como jogador, Tele defendeu com brilho o seu tricolor. Outro clássico de campeões: Flamengo e Santos, no Maracanã.


Dois times também campeões e de muitas glória. Não importa o fracasso do campeão carioca diante do América do México. Agora é outra disputa. São 38 rodadas de muito futebol, terminando a competição em dezembro. Para os que sempre falam de regulamento no final, com dúvidas, é importante salientar que havendo empate entre dois ou mais clubes, o desempate dar-se-á primeiro, pelo número de vitórias. O segundo critério é o saldo de gols. O terceiro é o maior número de gols pró; quarto, confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes). O quinto é o de menor número de cartões vermelhos recebidos; sexto, menor número de amarelos recebidos. .


Por último, se persistir a igualdade haverá um sorteio. A idéia dos cartões é boa, pois estimula a disciplina. Os quatro primeiros colocados disputarão a Libertadores em 2009, e também o vencedor da Copa do Brasil; se um de nossos times ganhar a Libertadores haverá mais uma vaga para a fase preliminar da competição.


O regulamento do Brasileirão em caso de empates nos últimos lugares, para rebaixamento, pois caem quatro clubes, será o mesmo que se utilizará para indicar os primeiros colocados.


No Brasileirão 2008 poderemos chegar à marca dos 35 mil gols, pois até hoje, desde 1971, tivemos 33. 843 gols consignados. Também passaremos dos 15 mil jogos com os 380 que serão disputados neste certame. O maior artilheiro de todos os tempos é Washington, do Fluminense, que marcou 34 gols quando jogava no Atlético Paranaense. Depois vem Dimba, que era do Goiás, com 31; e Edmundo, do Vasco, com 29. O primeiro grande artilheiro foi Reinaldo, do Atlético Mineiro, que fez 28 gols, em 1977. O último artilheiro foi Josiel, do Paraná, com 20 gols.

São Paulo com 16 títulos é o Estado que mais vezes teve uma equipe campeã. O Rio esta em 2* lugar, com 10 títulos, lutando o Flamengo pelo título de 1987, em briga com o Sport, de Pernambuco. O Rio Grande do Sul tem 5 conquistas; Minas Gerais dois títulos; Paraná dois títulos, Bahia, um título; e Pernambuco, um. Aquele da discussão com o Flamengo.

Não há favorito para o título deste ano. Ganhar em casa e conquistar pontos é um bom caminho, mas é preciso ter bom time para isso e bons reservas. Que ganhe o melhor e que os jogos agradem sempre e que a média de público nos estádios cresça bastante (Orlando Duarte - Informal - 11/05/2008)

Nenhum comentário: