if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Pacaembu e o Corinthians....

O Palmeiras tem o seu estádio e pretende modernizá-lo; o São Paulo tem o excelente Morumbi; a Portuguesa de Desportos, o Canindé e há planos para ampliá-lo, e o Corinthians? Têm sido anunciados muitos projetos para o clube. Até falou-se em ampliar o Parque São Jorge, pequeno hoje para a grandeza da torcida do Corinthians.

Walter Feldman, secretário Municipal de Esportes, a quem está ligado o Pacaembu, destacou estes dias, de que o estádio poderia ser cedido em comodato, por 20 anos, ao Corinthians. Quero lembrar que o corintiano Paulo Roberto Richter, quando secretário do Planejamento, chegou a ter uma conversa com o presidente da época Alberto Dualib. E ele não quis tocar a idéia para frente.

Feldman está oferecendo uma oportunidade rara ao Corinthians. O Pacaembu está passando por uma grande reforma e vai ter um maravilhoso museu. Depois, com o dinheiro a ser conseguido, o Corinthians poderia fazer ainda outras melhorias, até em condições de sediar jogos do Mundial de 2014. Como sediou jogos do mundial de 1950, Pan-americano, taça Rio, e tantos outros importantes acontecimentos. É claro que para a cessão seja um fato, é preciso cumprir etapas, e uma delas, é ter permissão da Câmara Municipal para que isso possa acontecer. É importante salientar que o Estádio é tombado como Patrimônio Cultural de São Paulo. Como o Corinthians não tem intenção de derrubar nada, não vejo problemas sob este aspecto.

O Corinthians sempre jogou no Pacaembu e nos últimos tempos até considerava a sua casa. O São Paulo, antes do Morumbi, viveu uma brilhante fase no estádio construído em 1940. Precisamos conservar nossas praças esportivas e o que não se pode perder, por abandono, por descaso, lugares como o Pacaembu. Isso é que animou o secretário Feldman. Foi o que aconteceu no Rio, quando o estádio João Havelange, o Engenhão, foi cedido em comodato ao Botafogo e tem sido usado para conforto dos botafoguenses que puderam assim deixar Caio Martins. É modernidade o que se está oferecendo ao Corinthians Sem que ele elimine o seu projeto de construir um estádio.

O Paraguai é pequeno, porem sempre teve tradição de revelar bons jogadores. Atualmente jogam no exterior mais de 200 jogadores, sendo 50 apenas no México. Há paraguaios também no Brasil , no Chile, Bolívia , Equador e outros países. O futebol da América do Sul é respeitado e admirado no mundo todo. E os nossos jogadores sempre têm mercado.

A história de Marcelo Moreno, atacante do Cruzeiro, é curiosa. Ele nasceu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. É filho do brasileiro Mauro Martins, que atuou no Palmeiras. Marcelo começou para o futebol na sua cidade natal. Atuou no Vitória da Bahia e daí foi para o Cruzeiro, onde é titular. Tem pouco mais de 20 anos de idade. Seu passe pertence 90% a empresários que acharam que o Cruzeiro, seria ótima vitrine para ele. Realmente tem sido. O curioso também é que Marcelo foi convocado para Seleções do Sub 17 e Sub 20 do Brasil e da Bolívia, o que é uma raridade. - Por Orlando Duarte - Informal -05/05/2008

Nenhum comentário: