if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quinta-feira, 26 de junho de 2008

As lembranças de um Grande Feito

Todos estão falando da conquista do Mundial de 58 na Suécia. Isso é bom, pois não devemos nunca esquecer os autores desses sucessos brasileiros e na Europa, em 1958, poucos respeitavam o futebol brasileiro. Um verdadeiro marco positivo a vitória no Mundial. Gênios como Pelé, Garrincha, Nilson Santos, e Didi, destacaram-se ao lado de craques como Djalma Santos e Didi, Zito, Vavá, Mazzola, Zagallo e outros. Uma seleção que começava com o excepcional goleiro Gylmar que só veio a ser vencido na partida semifinal, contra a França, e justamente pelo artilheiro Just Fontaine. Na reserva estava o excelente Castilho. Para a zaga o xerife Bellini era o titular e Mauro ficava na reserva para ser ele em 62, no Chile, o dono da posição. Tinha Dida, Joel, Moacir, Pepe, De Sordi, Creco, Zózimo, e muito amor no Brasil. Havia um espírito de equipe, e um desejo de ganhar o título. Alguns faleceram, outros como Gylmar, Nilton Santos estão enfermos, além de De SOrdi. Os vivos estão em Brasiléia e serão homenageados hoje pelo presidente Lula. Merecem a homenagem. Pepe, Zagallo, Orlando, Moacyr Mazzola, Zito, já se encontraram com emoção alem de De Sordi que, mesmo em cadeira de rodas, la está. Bellini e Pelé comparecerão Gylmar e Nilson Santos não poderão ir. São passados 50 anos de feito, a conquista do Mundial, pela primeira vez e em 50 anos tudo pode acontecer. Os vivos, todos eles, estão passando dos 70 anos, menos Pelé que tinha 17 e hoje vai se aproximando dos 67, pois nasceu em 1940. As lembranças do grande feito são bem vindas.

Moacir, reserva de Didi, está morando há 48 anos no Equador. É casado, tem filhos, e sua viagem até o Brasil não foi simples, pelos problemas com Vôos e conexões. Apesar disso está muito animado em rever os amigos. Mazaola, o Altafini, depois do Mundial disse que nunca mais vira o Moacir e estava emocionado por isso.

Contei 12 torcedores do Corinthians que, com as duas faixas, numa manha muito fria, foram ao Parque São Jorge, fazer pressão contra o time, contra Dualibi e Nesi Curi e não sei mais o que. O Corinthians precisa de paz e do apoio da Fiel torcida, sem pressão alguma.


Lula, do Santos, Telê, São Paulo, Paulo Autuori, no São Paulo e no Cruzeiro, ganharam cada um dos títulos da Libertadores. O destaque vai para Luif Felipe Scolari, o Felipão, campeão pelo Grêmio e pelo Palmeiras. O Felipão por onde passa ganha título.

Carlos Bianchi, do Boca Juniors, é o técnico que mais vezes foi campeão na Libertadores, com 4 títulos, sendo 3 pelo Boca e um pelo Vélez Sarsfield. Cubilla, do Uruguai , tem um resultado insuperável, campeão três vezes como jogador do Penarol e Nacional e dois títulos como técnico. Um feito notável.


Rodrigo Souto, do Santos, foi pego no exame antidopagem. Alega inocência. Foi escolhido, nos últimos tempos, para ser examinado após 10 jogos e nada foi registrado. O que é que aconteceu agora? A Conmebol comunicou ao Santos o fato e o Departamento Jurídico do clube vai defender o profissional, alegando todos os exames feitos por Rodrigo Souto. O Santos alega até a possível troca de frascos e vai até as ultimas conseqüências.

Um mau momento para Rodrigo Souto. Esteve para jogar no Exterior, não foi e esta com alguns problemas particulares. Quando surge um problema ele vem acompanhado. Espero que Rodrigo prove inocência.(Orlando Duarte - Informal- 26/06/2008)

Nenhum comentário: