A fisioterapia deve ser aplicada não somente na hora em que o “paciente” tem algum problema físico, mas como tratamento preventivo. Refiro-me à postura, aos que têm dor na coluna e seus desvios; aos que crescem muito na adolescência e atingem um tamanho “parece” que precoce para sua idade e isso acarreta muitos problemas, enfim, a famosa e constante dor na coluna que muitos de nós temos e convivemos com ela... Devemos aprender o modo de se posicionar numa cadeira ao sentarmos, ou ainda quando se trabalha muito tempo fazendo o uso dela; ainda saber qual a cadeira melhor que convém para nós e nosso tipo de trabalho. A distância correta para o braço em relação a direção do seu carro para dirigir bem. É comum vermos pessoas muito à frente, perto da direção causando mal a sua postura e correndo risco maior de sofrer um acidente grave, caso haja uma colisão.
É preciso fazer exercícios durante o dia para alongar o seu corpo, para que o sangue circule melhor e há que se atentar para isso com muito cuidado. O seu corpo é o seu bem maior.
Sabemos que os que ficam no micro por horas, são incapazes de se levantar para fazer um descanso desta coluna, dos olhos, dos braços e pernas, e evitar o trabalho repetitivo, ou melhor, fazer e tomar alguns cuidados para quem tem esse tipo de obrigação e opção de vida.
A fisioterapia é necessária como prevenção também. Nós do ocidente temos o hábito de correr no médico quando temos problema e este é um erro grave que cometemos. Os Orientais sempre estão atentos aos cuidados da saúde para que sua qualidade de vida seja boa.
Claro que na hora em que o Atleta sofre uma contusão, ou alguém como um de nós, que sofre um acidente, é preciso entrar com tratamento, cirurgia, remédios e tudo o mais e sempre nos casos de contusões, ou de quebrar osso, e muito mais, entramos com a fisioterapia. E ela é capaz de fazer milagres. No caso dos atletas é possível a volta deles tão rapidamente para o esporte, em função de todo o cuidado que têm no decorrer do tratamento e acreditem são inúmeras as vezes que fazem a fisioterapia por dia. Você é capaz de “desenferrujar” os ossos e o seu movimento em função de exercícios e muito mais de moderno que se tem hoje.
É importante os clubes investirem na fisioterapia como complemento de treinamento e disciplina onde o atleta pode render muito mais. Conversei muito está semana com o Fisioterapeuta Sergio Soares, que tem os métodos mais modernos e eficazes para que um atleta esteja pronto para enfrentar o dia-a-dia do seu treinamento e tudo ligado ao sistema neurológico. Aí é que está a diferença deste e neste trabalho. Na medicina, na fisioterapia, nas ginástica, no treinamento, no atendimento psicológico, na formação e acompanhamento alimentar e geral de um atleta, tudo isso é de suma importância. Portanto, fica a dica para os clubes, e para os homens como eu, que se atenham à fisioterapia como um tratamento importante e um aprendizado para sua melhor qualidade de vida.
Quem não se lembra do Cubano que no Pan do Rio do Janeiro do ano passado, Erislandy Lara, boxeador e campeão Mundial na categoria até os 69 Kg, que tentou fugir com mais um colega atleta, Guillermo; dois jovens que foram pegos pela Polícia Federal e estavam com os vistos vencidos? Segundo a polícia, eles foram deportados na mesma semana da fuga. Agora Lara está em Hamburgo, na Alemanha, assinou contrato de cinco anos com a empresa Arena de Boxe Promotion. Desta vez deu certo. Ele saiu de Havana, de barco com destino ao México, e daqui para frente torceremos para que ele continue um campeão.(Orlando Duarte - Informal - 16/06/2008)
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário