if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

domingo, 15 de junho de 2008

Paraguai sempre adversário


Hoje, o Brasil voltará às eliminatórias para o Mundial de 2010, na África, enfrentando um conhecido adversário.


É o Paraguai que enfrentarmos, pela primeira vez no Sul Americano de 1921, na Argentina, quando ganhamos por 3 a 0. No Sul – Americano de 1922, no Rio, dois jogos, no primeiro empate 1 a 1 e no segundo a vitória do Brasil por 3 a 0.



Nossa primeira derrota aconteceu no Sul-americano de 1923, em Montevidéu. Perdemos por 1 a 0. A partir daí só viríamos a perder, no Rio, no Sul Americano de 1949. No segundo jogo, decisivo,, o Brasil marcou a maior goleada no confronto dos dois países ficando com o título após os 7 a 0, em São Januário. Conseguimos duas vitórias por 6 a 0, em 62 e em 80. Muitos amistosos, Copa América, Copa Oswaldo Cruz, Copa do Atlético, estão na lista dos confrontos e, claro eliminatórias para o Mundial, como aconteceu em 2001, para a Copa de 2002, em Porto Alegre, quando vencemos por 2 a 0.


Em 2004 para as eliminatórias em 2006, empatamos em Assunção.


Nosso saldo é bem grande. Passamos dos 160 gols marcados e sabemos que o Paraguai evoluiu muito, tem até jogadores, em grande quantidade, no Exterior. Depois do vexame contra a Venezuela, o teste é dos mais duros para o Brasil.




O Paraguai está bem nas eliminatórias e o Brasil precisa melhorar sua posição e só acontecerá se jogar bem. Vamos ver qual é a resposta do time depois do fracasso contra a Venezuela e jogo medíocre diante do Canadá. Cada jogo tem a sua história e para que seja positivo é preciso que o time jogue o futebol que o Brasil sempre jogou contra os paraguaios. Em casa são ainda mais difíceis de serem batidos.




O que favoreceu o trabalho do Dunga, esta semana, foi a decisão da Copa do Brasil, Brasileirão e expectativa do jogo do Fluminense contra a LDU, pela Libertadores. É que as atenções se voltaram para esses torneios, além de atenção para a Eurocopa. Não houve uma crise mais forte justamente por isso. O que se espera é que o time do Brasil jogue o seu verdadeiro futebol em Assunção. É uma antevisão do que pegaremos pela frente, em Belo Horizonte, dia 14, quando enfrentamos a Argentina.


Falei, rapidamente, do Fluminense. Ele esta a dois passos da Libertadores de 2009. Jogará dia 25 deste mês, no Equador contra a equipe da LDU Liga Desportiva Universitária e, dia 1 de Julho, decidirá no Maracanã, quem fica com o título e ganha também a viagem para disputar o Mundial de Campeões, em dezembro, no Japão. Todos no tricolor querem que o time mostre o seu valor e ninguém está interessado nos jogos do clube no Brasileirão.


Renato Gaúcho diz que, depois, o time recuperará o terreno perdido e lutará pelo título. Pode até melhorar a sua situação, mas lutar pelo título. Pode até melhorar a sua situação, mas lutar pelo título não acredito. Nos últimos tempos o Renato tem falado muito e nem sempre com inteligência. O Fluminense jogou em Porto Alegre, contra o Grêmio e os gaúchos homenagearam Renato pelo que conseguiu no clube, inclusive título mundial. Renato disse: “Eles têm mesmo que lembrar de mim, pois as maiores conquistas do Grêmio fui eu quem consegui.” Foi mais ou menos o que disse e exagerou...

O Sport, campeão da Copa Brasil, disse que jogou pelo Norte e Nordeste que mereciam esse título. A manifestação dos jogadores e do técnico foi nesse sentido. O Sport tem 37 títulos pernambucanos e foi campeão brasileiro, naquela discussão com o Flamengo que diz ser ele o campeão....(Orlando Duarte - Informal- 15/06/2008)

Nenhum comentário: