Gesto é atitude. Sempre digo que comportamento é importante em qualquer atividade. Devolver uma medalha de ouro olímpica é um gesto. Acaba de acontecer com Michael Johnson, corredor dos Estados Unidos. Ele fazia parte da equipe de revezamento 4 x 100 do seu país. Um dos corredores, contudo, foi apanhado no exame de antidopagem. Mesmo sem que o COI tenha pedido a Michael Johnson sua medalha, ele, espontaneamente, resolveu devolvê-la. O atleta correu normalmente, mas um companheiro, não.
A equipe não precisava da falha do outro corredor para ganhar a prova. Ele, o faltoso, falhou e prejudicou os companheiros, além de prejudicar o seu país. Johnson disse: “Não posso ficar com uma medalha manchada....” No esporte, felizmente, encontramos gestos que só enobrecem os competidores, principalmente os que não se dopam. Quando o nosso maratonista, o Vanderlei, foi prejudicado em Atenas, disse que o COI deu-lhe uma outra, de enorme valor, a do Mérito Esportivo. Para que não se registrem casos de dopagem em Pequim teremos exames muito rigorosos.
Mesmo antes dos Jogos o COI começou a agir nesse sentido. Há atletas que poderão ser obrigados a fazerem vários exames.
Alguns países estão tratando de eliminar surpresas não incluindo em suas delegações os normalmente faltosos. Estará usando um artifício para conseguir resultados e todos sabem que não é a dopagem que faz vencedores e além do mais, prejudicam a saúde. Parabéns ao Michael Johnson e pêsames a todos que se dopam para praticar esporte.
O dr. Mario Trigo que esteve na delegação do Brasil em 1958, na Suécia, em 1962, no Chile e 1966, na Inglaterra, não era apenas um dentista. Passava a ser um verdadeiro “showman”. Sempre alegre, contando piadas, conseguia a simpatia de todos. O Dr. Mario Trigo também cuidou dos dentes dos jogadores da Seleções Olímpica de Setubal, de 1960. Seu trabalho concentrou-se em Volta Redonda onde a equipe, dirigida por Vicente Feola, fazia seus treinos. O dr. Mario Trigo problemas dentários as exceções eram Carlos Alberto Gerson e Dias.
O dr. Mario Trigo dizia-me, em pleno trabalho de extração e obturação de dentes, que era preciso conservá-los, pois na boca estarão, quase sempre, as causas de contusões, o tempo provou que ele estava certo. Pena que o Brasil, em Roma, não tenha brilhado tanto quanto poderia. O time era bom.
Disse que o dr. Mario Trigo era, com os seus 90 ou mais anos, um remanescente da equipe de 1958. Ele veio a falecer e estará fora da lista dos homenageados, porém ninguém esquecerá o quanto ele foi útil ao futebol do Brasil. Agora ele terá, no céu, muitos companheiros que foram antes para a viagem de todos.
O caso de recife continua repercutindo. O jogador André Luiz será punido severamente pelos gestos que fez para a torcida, Alem de arremessar copos de água contra alguns. A policial Lucia Helena, ainda aspirante, deu ontem a sua versão para o caso e não agradou por dizer algumas coisas que as imagens de TV não confirmam. O Náutico poderá ser punido e também o arbitro Sem pelo seu relatório incompleto dos acontecimentos. O STJD vai fundo na questão para evitar que certos fatos se repitam.(Orlando Duarte - Informal - 05/06/2008)
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário