O Fluminense decide sua vida contra a LDU, do Equador, um time que de bobo não tem nada. O futebol equatoriano evoluiu muito, mas ainda não conquistou um título desta grandeza. Nesta Libertadores, a LDU já eliminou dois fortes adversários argentinos, o Estudiantes, de Verón, e o San Lorenzo, de D’Alessandro.
Por outro lado, o tricolor das Laranjeiras tem vários fatores positivos a seu favor: tem o perigoso Thiago Neves, o habilidoso Dodô e a experiência de Renato Portaluppi, o Renato Gaúcho, campeão da América como jogador, em 1983, com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Agora, depois de ter levado o Flu à competição sul-americana, Renato e seu esquadrão têm quebrado tabus interessantes.
Depois de liderar seu grupo, o Fluminense passou pelos colombianos do Atlético Nacional. Nas quartas-de-final, a equipe encarou o tricampeão do mundo, São Paulo. E não é que o Fluminense, com muita raça e com o coração de Washington, classificou-se às semifinais. Aí a missão estaria cumprida, afinal de contas, perder uma semifinal de Libertadores para o Boca Juniors, da Argentina, não é uma coisa fora do comum.
Mas o time brasileiro mostrou-se preparado para conquistar o torneio. Jogou de igual para igual na Argentina e venceu por 3 a 1 no Maracanã.
Agora, depois de sofrer quatro gols em Quito, os comandados de Renato tentam reverter a desvantagem para colocar as mãos na taça e se garantir na Libertadores do próximo ano, como o Sport/PE, campeão da Copa do Brasil. E a equipe tem totais condições de vencer o jogo e conquistar o título.
A primeira vez
Esta será a primeira vez que o Maracanã receberá o jogo final da Libertadores.
O Flamengo, em 1981, decidiu em Montevidéu, no Uruguai, contra o Cobreloa, do Chile. O Vasco, em 1998, jogou a partida decisiva em Guayaquil, no Equador, contra o Barcelona.
Ambos, Flamengo e Vasco, conquistaram a taça e agora pode ser a vez do Fluminense fazer sua festa.
Brasileirão
Com o término da Libertadores, o Brasileirão vai pegar fogo. Até porque os times que antes priorizaram a Copa do Brasil e, no caso do Fluminense, a Libertadores, poderão se dedicar exclusivamente ao Campeonato Nacional.
Ronaldinho
Tive a oportunidade de acompanhar a entrevista de Ronaldinho à Rede Globo. Em resumo ele disse que sua vida continua como sempre, mas que quer jogar mesmo na seleção, e pode voltar a mostrar um bom futebol.
Ronaldinho disse também que gosta de Felipão, recém-contratado pelo Chelsea, da Inglaterra. Ele sabe que, voltando a jogar, estará mais perto da seleção brasileira e poderá ser novamente convocado.
Não podemos desperdiçar um talento como o de Ronaldinho. É claro que os clubes brasileiros não têm condições de contratá-lo, mas cabe a Chelsea, Milan ou a outro grande clube europeu investir em seu futebol.
Sucessos e insucessos
Maurren Maggi, saltando 6,99m, tem a segunda marca do mundo, atrás apenas da russa Lyudmila Kolchanova, que saltou 7,04m. Num bom dia, em Pequim, pode ganhar a medalha olímpica.
Mas sabemos que os Jogos Olímpicos reúnem os melhores atletas do mundo. Todos têm o mesmo sonho e o brasileiro Jadel Gregório também deve tomar cuidado com seus adversários.
Pinheiros no caminho do sucesso
O Germânia, fundado por alemães, foi obrigado a mudar de nome devido à Guerra. Como Pinheiros, manteve o status de formador de boas equipes em diversos esportes, como vôlei, basquete, tênis e atletismo. Agora, deseja formar uma equipe olímpica lá dentro.
O Vasco fez isso antes dos Jogos de Sidney (2000), mas teve seu apoio retirado e não deu seqüência ao trabalho. Vários atletas estão indo para o Pinheiros e isso é muito bom para o esporte.(Orlando Duarte - Informal - 02/07/2008)
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário