Informal- Orlando Duarte
26/08/2008
Considerações olímpicas
Contrariamente ao que muitos diziam, a Olimpíada foi um verdadeiro sucesso. Com locais de competições maravilhosos e cerimônias de abertura e encerramento históricas, Pequim conseguiu ser brilhante. Não importa, agora, falar em valores, pois um espetáculo como o que foi visto em Pequim dificilmente será superado. Isso é o que importa, já que o esporte ganhou muito com a organização destes Jogos Olímpicos.
Não tenho dúvidas de que a Olimpíada de Pequim ficará marcada para sempre no coração de todos aqueles que trabalharam, e muito, e também pelos que torceram. O Brasil igualou sua participação em Atlanta-1996, com 15 medalhas conquistadas. Poderíamos, sim, ter alcançado melhores resultados. Rodrigo Pessoa, ouro em Atenas-2004, Jadel Gregório, dono do recorde sul-americano do salto triplo, o 4 x 100m no atletismo, e o vôlei de praia feminino ficaram aquém do esperado.
No entanto, superamos Cuba em medalhas de ouro e este resultado deve ser encarado como um progresso. As mulheres brasileiras, como as meninas do vôlei e Natália Falavigna, do taekwondo, conquistaram marcas históricas. A seleção feminina de vôlei, aliás, exorcizou o fantasma da Olimpíada de Atenas. As jogadoras mostraram dignidade e um jogo técnico que valeu a medalha de ouro, perdendo apenas um set em toda a competição.
O técnico, José Roberto Guimarães, é o único no mundo a ser campeão olímpico pelas seleções masculina e feminina. Ele foi exemplo de garra, superação e persistência, pois não abandonou o projeto mesmo nos momentos mais difíceis. É, com certeza, um vencedor.
Agora, Londres-2012
Não tenho dúvida de que a Inglaterra fará uma grande Olimpíada. Todos nós devemos torcer por isso.
Potência
Os atletas britânicos mostraram nestes Jogos Olímpicos do que são capazes. O Reino Unido superou grandes potências do esporte nas mais diversas modalidades. Ficaram para trás Alemanha, Austrália, França, Itália, Japão e Coréia do Sul. Em 2012, a briga será muito boa, inclusive contra os russos, terceira força do esporte mundial.
Despedida
O beisebol se despediu dos Jogos Olímpicos, lamentavelmente, pois sempre foi um dos esportes mais competitivos. Cuba, Japão e EUA sempre dominaram esta brilhante modalidade.
Fairplay
A Olimpíada foi maravilhosa, mas um ponto negativo deve ser destacado. O atleta Angel Matos, do taekwondo de Cuba, agrediu o árbitro com um pontapé. Um absurdo, que encerrou o mau desempenho de Cuba nestes Jogos Olímpicos.
Nos Jogos Pan-Americanos, um cubano tentou agredir Aurélio Miguel, que estava na tribuna, numa confusão generalizada durante as lutas do judô. Agora, o atleta do taekwondo foi banido do esporte de maneira correta, assim como seu técnico. Onde está o fairplay cubano?
EUA
Em medalhas de ouro, os EUA foram superados pela China. No atletismo, sempre muito tradicional, os americanos decepcionaram em algumas provas e isso também fez falta no fim. Mas, com o basquete, o vôlei, de praia e quadra, e a natação, representada por Michael Phelps, o país mostrou que ainda é uma potência no esporte.
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário