if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Informal - Orlando Duarte
27/08/2008

Momento de definição
O Campeonato Brasileiro já passou da metade e, por incrível que pareça, oito times ainda podem lutar pelo título, já que a diferença do primeiro para o oitavo colocado é de apenas nove pontos. Além disso, o Internacional/RS, nono colocado, com 30 pontos, pode surpreender, devido ao bom elenco, e brigar por uma vaga na Copa Libertadores de 2009. Definitivamente, o campeonato por pontos corridos é um sucesso. Tanto pelo equilíbrio entre as equipes como pela presença de público nos mais diversos estádios do Brasil.
Alguns times perderam bons jogadores, como o Palmeiras, que ficou sem Valdívia, mas conta com um treinador de primeira e um bom grupo; o Flamengo, que vendeu Marcinho, mas trouxe Marcelinho Paraíba; o Internacional/RS, que perdeu Fernandão, mas contratou craques como D'Alessandro e Daniel Carvalho.
Para ficar apenas nestes exemplos, isso e o que atrai os torcedores: a possibilidade de conquista, de vitória num clássico. Montar um time competitivo, por mais difícil que seja, pode garantir a paz entre clube e torcedores. Tenho a certeza de que este campeonato, justamente pelo equilíbrio entre os participantes, será decidido na penúltima ou, até, na última rodada. Emoção garantida até o fim.
Luz
A boa atuação diante de um dos líderes do campeonato deixa os torcedores santistas esperançosos quanto ao futuro do time no Campeonato Brasileiro. Pelo menos uma coisa é certa: eles podem contar com o oportunismo e os gols de Kléber Pereira, um excelente finalizador.
Copa Sul-Americana
Em duas semanas, São Paulo e Atlético/PR se enfrentaram duas vezes, sendo uma pela Copa Sul-Americana e outra pelo Brasileirão. Mesmo jogando com o time formado, em sua maioria, por garotos, o tricolor paulista deve vencer o time de Mário Sérgio esta noite e conquistar a vaga na competição sul-americana.
A equipe paranaense não vive bom momento no Brasileirão e enxerga a Sul-Americana como uma chance para salvar o ano, já que perdeu o estadual justamente para seu maior rival, o Coritiba, no primeiro semestre.

Despedida
O zagueiro Alex Silva está de malas prontas para o Hamburgo, da Alemanha. O jogador, medalha de bronze com a seleção brasileira em Pequim, é o primeiro zagueiro do São Paulo a se despedir do clube. Os europeus também estão de olho em Miranda, mas o tricolor pede alto pelo jogador e não deverá perdê-lo com facilidade.

Emoção
Restam seis corridas para o fim do Mundial de F-1 e, depois de muitos anos, temos um piloto brasileiro em totais condições de conquistar o título.
Felipe Massa mostrou maturidade, recuperou-se do abandono no GP da Hungria, quando liderou a prova desde o início, mas parou a três voltas do fim e, com autoridade, venceu o GP da Europa sem dificuldades. Apenas seis pontos o separam do líder Lewis Hamilton, da McLaren, mas não tenho dúvidas de que o GP do Brasil fará a diferença. Em Interlagos, Massa costuma ser perfeito.
Preocupação
Em entrevista ao programa "Bem, amigos!", do Sportv, a atacante Cristiane, da seleção brasileira feminina de futebol, afirmou que há uma grande diferença na preparação de brasileiras e americanas.
Segundo a artilheira, o Brasil tem apenas o Mundial para disputar, além dos Jogos Pan-Americanos, em 2011. Enquanto isso, até lá, as americanas têm um calendário fixo, com realização de amistosos e torneios preparatórios, coisa que o Brasil, pelo visto, está longe de ter.

Nenhum comentário: