Informal - Orlando Duarte
28/08/2008
Aniversário do Palmeiras e a conquista de Maurren Maggi
Hoje festa para o esporte brasileiro, porque um dos maiores clubes deste País, o Esporte Clube Palmeiras, fundado como Palestra Itália e alterando sua denominação em 1942, completa 94 anos de existência. Campeão no futebol, e em vários outros esportes, o Palmeiras, fundado por italianos, sempre foi um clube brasileiro de torcida empolgante. Sempre arrojado, começará em breve a construção de uma arena de multiuso no mesmo local onde hoje se encontra o seu estádio, uma das áreas mais valiosas da Zona Oeste de São Paulo.
O clube quer, antes de chegar ao 100 anos, estar mais forte para continuar a saga dos seus fundadores. Ao longo desses 94 anos, convive com dirigentes maravilhosos, que contribuíram muito para a história e festa deste grande clube. Cito - sem diminuir o valor de outros - os senhores Nelson Duque, Delfino Fachina, Mário Frugiuele, Carlos Fachina, Bricio Pompeu de Toledo, Pascoal Giuliano, e, nos últimos tempos, Mustafá Contursi e Afonso Della Monica.
É evidente que sempre houve (e haverá) situação e oposição no Palmeiras, mas todos sempre foram palmeirenses e buscaram o engrandecimento do clube, e nesses 94 anos a coleção de conquistas supera em muito o que sonharam os seus fundadores, até representar o Brasil com o seu supertime. O Palmeiras já fez excelentes jogadores, e técnicos, que passaram pelo clube. Sua torcida é animada, e brasileiríssima nos dias atuais. O esporte brasileiro festeja esta data como uma das mais importantes.
Zé Maria
José Maria Rodrigues Alves, o conhecidíssimo Zé Maria, ou Super Zé, acompanhou-me até Ribeirão Preto para palestra e o lançamento na Faap do livro "Corinthians, o time da Fiel", que muito me orgulha em ter escrito ao lado de João Bosco Turetta pela Editora Nacional. O José Maria lembrou coisas da sua passagem pelos clubes da Portuguesa de Desportos, Corinthians e seleção. São histórias e momentos mágicos que jamais se apagam na lembrança dos atletas, e falou também do futebol atual, com algumas restrições para jogadores e técnicos.
Zé Maria está atuante em no "Projeto Casa" e que leva o ensinamento do esporte a muitas localidades do Estado de São Paulo. "Casa" é a antiga Febem. Zé Maria deixou uma ótima impressão a todos que compareceram para ouvi-lo sobre suas aventuras na vida do esporte. Zé nasceu em Botucatu, terra do Felipe Massa, não poderia deixar de falar dele também, e se orgulha de ser amigo da família do jovem piloto de Fórmula 1. Foi muito agradável tê-lo ao meu lado.
Maurren e Sofia
Maurren Maggi, campeã olímpica de Pequim, recebe justas homenagens pelo seu sucesso, que é mais do ser humano do que somente do atleta. Poucos teriam a força para superar acusação de dopagem, a punição recebida e cumprida, passar por uma gravidez, ter sua amada Sofia, que como criança logo depois de sua conquista da medalha de ouro falou com a mãe ao telefone e disse, feliz, que a amava muito, mas "quelia a medalia de plata".
Maurren voltou ao atletismo, sua paixão, para ganhar uma medalha olímpica. Não entendo a manifestação da atleta inglesa Jade, que disse que a Maurren deveria ter sido eliminada do esporte (frase aliás nada esportiva vinda de uma atleta). A inveja não tem limites. Jade deveria elogiar a brasileira pela sua força exemplar e amor ao esporte.
Timão
O Corinthians continua a sua marcha vitoriosa dentro da Série B. Escrevi há tempos que o Corinthians ganharia o campeonato, ou, se isso não acontecesse, estaria entre os 4 clubes que voltariam a Série A. O que ele precisa aproveitar é o torneio, para montar uma equipe forte com vista aos seus compromissos em 2009.
Cobrir as falhas que existem no time são o primeiro objetivo; o segundo é ter um projeto de calendário que dê ao clube as condições para figurar destacadamente na próxima temporada. Alguns dos jogadores podem mesmo ser mantidos e outros terão que progredir para ganhar posição.
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário