if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Informal (sexta-feira – 22/08/2008)
De Orlando Duarte

Bolt, o Fenômeno

O incrível desta Olimpíada de Pequim é poder testemunhar o surgimento de verdadeiros fenômenos. Claro que eles não surgiram agora, pois trabalham muito para chegar num campeonato Mundial e numa Olimpíada.

Mas, com as exibições e as medalhas, esses seres humanos despontam como exemplos de dedicação, superação e técnica, caso de Usain Bolt, o velocista jamaicano que brincou no Estádio Olímpico, tanto nos 100 m rasos, como nos 200 m.

Nos 200 m, inclusive, Bolt estabeleceu novo recorde mundial, fato que surpreendeu até o ex-recordista, Michael Johnson, que dizia não acreditar que algum corredor pudesse superar o tempo de 19,32s.

Estive em Atlanta-1996 e acompanhei a prova em que Johnson correu 19,32s. Parecia uma máquina correndo e achei que esse recorde permaneceria por muito tempo.

Daí veio Bolt, no exato dia de seu aniversário, 20 de agosto, para correr 19,30, estabelecer novo recorde mundial, ser exaltado pelo mundo e ouvir o “parabéns a você” dos chineses, no Ninho do Pássaro. Um momento histórico.

Resultado

Nunca se falou tanto da China. Canta-se o país de todas as formas possíveis.

A China investiu bilhões para que esta Olimpíada fosse a maior da história e, até agora, os chineses têm conquistado um resultado fantástico.

Prata

O Brasil, de novo, é prata no futebol feminino. Faltou um pouco mais de objetividade ofensiva, mas a medalha é importantíssima, pois as meninas são muito fortes, jogaram com raça e disposição.

As americanas são experientes e conquistaram o ouro. Quando digo que não é fácil é justamente por um jogo como esse, entre Brasil e EUA. O mundo inteiro quer a mesma coisa, luta para estar entre os melhores ou ser o melhor.

Assim foi com Jadel Gregório, sempre muito bem em outras competições. Desta vez, o brasileiro não conseguiu um bom resultado e ficou fora do pódio.

Lógica

Walsh e May conquistaram o ouro no vôlei de praia feminino e a imagem que fica na memória é do pódio sem duplas brasileiras, que têm tradição nos Jogos.

Barulho

Jogar contra a seleção chinesa feminina de vôlei não é tarefa das mais fáceis. Com a torcida adversária, então, fica pior. Mas, as meninas do vôlei brasileiro foram bem, venceram por 3 sets a 0 e garantiram mais uma medalha para o país.

Longe de casa

O Palmeiras não consegue mostrar um bom futebol longe do Palestra Itália. O problema é que terá mais dois desafios longe de seus domínios, contra Portuguesa e Atlético Paranaense e se perder pode sair do G-4.

Enquanto luta por uma vaga na Copa Libertadores, o Verdão pensa no futuro e quer contratar o atacante Keirrison, do Coritiba.

O atacante tem o aval de Vanderlei Luxemburgo, que já o comparou ao ex-camisa nove, Evair, artilheiro da equipe no início da década de 1990.

Recuperação

Cuca chegou e, em dois jogos, conquistou duas vitórias no comando do Fluminense, sendo uma delas fora de casa, diante do Náutico.

Desde a Libertadores, quando vivia ótima fase antes da final, o Flu não encontrava paz de espírito para trabalhar. Agora, Cuca terá chance para montar, aos poucos, um time forte para a próxima temporada.

Nenhum comentário: