Informal (terça-feira – 12/08/2008)
De Orlando Duarte
O riso e o choro
Muitos falaram durante os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 sobre o riso e o choro no esporte. Agora, com os Jogos Olímpicos sendo disputados nas areias, quadras, ginásios e estádios de Pequim, o assunto volta à pauta.
Chorar e sorrir são reações normais, pois o esporte mexe com o sentimento de cada atleta de formas diferentes. O perdedor pode chorar pela tristeza de ter deixado escapar uma oportunidade de medalha, por exemplo, assim como o vencedor pode chorar de alegria pela conquista.
A madura Daiane dos Santos pediu para suas parceiras não chorarem após a nota final que classificou o Brasil no Individual Geral, feito inédito para o país. A experiência ajudou a brasileira a brecar o choro, de alegria ou tristeza das ginastas brasileiras, para que fosse mantida a concentração e o foco na competição.
O esporte ensinou e continuará ensinando a todos nós. Será sempre exemplo para aqueles que desanimam em meio a dificuldades.
Curioso
Em 1936, justamente no período dos Jogos Olímpicos de Berlim, a Coréia era dominada militar e politicamente pelo Japão. Um coreano, Sohn Kee-chung, competiu pelo Japão, com outro nome, inclusive, Kitei Son. Ele ganhou a medalha de ouro na maratona, mas chega a chorr, pois queria mesmo competir por seu país, a Coréia.
Na Olimpíada de Seul, em 1988, a recomepnsa: Sohn Kee-chung conduziu a tocha olímpica e foi ovacionado pelos coreanos, emocionados 52 anos de um feito inesquecível.
Brilho
As primeiras medalhas brasileiras em Pequim vieram através de Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, que conquistaram brilhantemente o bronze no judô.
Ambos estão de parabéns. A brasileira fez história, sendo a primeira mulher a conquistar uma medalha para o país na modalidade. Já Leandro, traz sua segunda medalha, depois de ter conquistado bronze em Atenas-2004.
Show
O basquete norte-americano enche os olhos do mundo. Homens e mulheres anotaram mais de 100 pontos em suas partidas, ambos contra a China.
Perigo
Se continuar jogando com facilidade e organização tática, a seleção italiana feminina de vôlei dará muito trabalho na competição.
E ainda conta com o reforço da cubana naturalizada italiana, Taismary Aguero, que sofreu com a morte de sua mãe e com a situação de não poder entrar em seu próprio país. Um absurdo.
Trata-se de uma atleta exemplar, experiente, que ajudará as colegas italianas a conquistar, possivelmente, um ótimo resultado em Pequim.
Importantes
Atualmente, existem duas figuras muito respeitadas no futebol que, por coincidência, são goleiros e dos bons. Marcos e Rogério Ceni continuam destacando-se em seus clubes e o arqueiro palmeirense salvou a equipe na última rodada do primeiro turno. Se não o fizesse, o Palmeiras sofreria uma goleada histórica do Botafogo.
Caiu
A saga continua e mais um técnico foi demitido neste Brasileirão. O Fluminense não conta mais com Renato Gaúcho, que se despede melancolicamente do clube.
Uma pena, pois 2008 era o ano do Fluminense que, à essa altura, poderia estar se preparando fortemente para o Mundial de Clubes da Fifa.
Destaque
Jonas tem se destacado na Portuguesa de Desportos. O jogador caiu como uma luva na equipe e faz gols importantes, que podem afastar a equipe da zona de rebaixamento.
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Um comentário:
boa tarde!
o seu blog é muito bom, tem boas noticias.
cultura esportiva é muito bom
abraços
léokope
Postar um comentário