Informal (quarta-feira –17 /09/2008)
De Orlando Duarte
O futsal em busca do título mundial
O começo de tudo foi maravilhoso. O primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futebol de Salão, realizado em 1982, teve o ginásio do Ibirapuera como sede e o Brasil tornou-se o primeiro campeão ao vencer o Paraguai na decisão.
Três anos depois, na Espanha, o Brasil conquistou o bicampeonato em cima dos anfitriões. Em 1988, na Austrália, deu Paraguai diante do Brasil, mas um ano depois, a seleção brasileira voltou a levantar a taça, desta vez diante da Holanda, na casa do rival.
Em 1990, a Fifa homologou a supervisão do esporte e criou uma comissão particular para cuidar dos assuntos do futsal, termo usado até hoje. Dois anos depois, em novo campeonato, o Brasil conquistou seu quarto título ao vencer os Estados Unidos na final, em Hong Kong.
Em 1996, novamente na Espanha, com o Mundial passando a ser disputado há cada quatro anos, ficava ainda mais claro que o Brasil detinha certa hegemonia no esporte, pois venceu os donos da casa na final e garantiu o pentacampeonato.
Porém, em 2000 e 2004, a seleção não ficou com o título. Primeiro, foi derrotada pela Espanha, na final disputada na Guatemala. Depois, pela primeira vez ficou de fora de uma final de Copa do Mundo, e novamente os espanhóis conquistaram o título.
Para recuperar a hegemonia, o Brasil conta, em 2008, com figuras importantes, para reconquistar o mundo perante o torcedor brasileiro, que acompanhará o Mundial de 30 de setembro a 19 de outubro, no Rio de Janeiro/RJ , em Jaraguá do Sul/SC, e Brasília/DF.
O destaque do time é Alessandro Rosa Vieira, o Falcão, que para a Fifa, é o melhor jogador de futsal do mundo há dez anos. Com uma habilidade invejável, o canhoto Falcão chegou a jogar nos gramados do futebol de São Paulo, por Palmeiras, Portuguesa e São Paulo.
No entanto, foram poucas as oportunidades, apesar de o meia Alex, ex-Palmeiras, e atualmente no futebol turco, afirmar no início do ano 2000, que Falcão destacava-se nos treinamentos e que bastariam algumas chances para se firmar num grande clube. Isso não aconteceu, mas a recompensa a esta figura simpática do futsal, pode vir agora com show nas quadras brasileiras e mais um título mundial para o país.
O grupo do Brasil, que tem Rússia, Cuba e Ilhas Salomão, não é dos mais difíceis, mas Paraguai e Espanha querem estragar a festa que todos os brasileiros esperam fazer.
Evolução
A Argentina pensa em utilizar spray nos jogos, começando com a segunda divisão e, depois, a primeira. No Brasil, isso acontece desde o ano 2000 e está evoluindo cada vez mais.
Expectativa
Os portugueses acham que na África do Sul, Portugal pode ser campeão ou, pelo menos, chegar às semifinais, de acordo com dirigentes.
O presidente da federação portuguesa, Gilberto Madail, diz que o problema de Portugal é a grande quantidade de jogadores estrangeiros. No jogo Sporting x Benfica havia 12 jogadores de fora, que , conseqüentemente, não podem ser convocados.
Mundial
O Campeonato Mundial Sub-20, organizado pela Fifa, que será disputado na Colômbia, em 2011, já tem as sedes definidas: Bogotá, Medellín, Cali, Barranquilla, Cartagena, Armênia, Pereira e Manizáles.
Tudo bem
Uma eliminação na Copa Sul-Americana diante dos olhos da Comissão Técnica e dos jogadores do Palmeiras até que não é vista com pessimismo.
Os atletas e o técnico Wanderley Luxemburgo acreditam que focar o trabalho apenas no Brasileirão poderá ser importante, já que o time enfrentará fortes adversários na reta final do campeonato.
Futuro
Com a chegada do meio-campista Cristian, o Corinthians mostra que está mesmo pensando em 2009, já que o título da Série-B nesta temporada é questão de alguns jogos.
Outros reforços devem chegar antes do fim do ano e o diretor de futebol, Antônio Carlos, que foi um excelente zagueiro dos quatro grandes clubes de São Paulo, trabalha intensamente para trazer pelo menos um jogador que cause impacto positivo na mídia e no próprio torcedor corintiano.
Conheça o novo site www.culturaesportiva.com.br
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário