Informal (sábado –20/09/2008)
De Orlando Duarte
O clube-empresa pede espaço
Ziza Valadares assumiu a presidência do Atlético/MG em janeiro de 2007, foi ameaçado, de acordo com o próprio Ziza, por pessoas ligadas ao Conselho Deliberativo do clube e à uma torcida organizada, e decidiu deixar o clube.
Além de ficar sem Ziza, o terceiro presidente em 10 anos a não cumprir o mandato (os outros foram Paulo Cury e Nélio Brant), o clube soma R$ 220 milhões em dívidas e R$ 3 milhões de déficit ao mês.
Há muito tempo defendo o clube-empresa, principalmente para clubes como Flamengo, Atlético/MG, Corinthians, que têm uma verdadeira multidão de adeptos e podem melhorar e muito suas administrações.
A responsabilidade, direção empresarial e remuneração de diretores especificamente designados para o futebol, o marketing, por exemplo, para ficar apenas em alguns exemplos, é importante para que o presidente tenha controle sobre o que entra e sai do clube e, ao mesmo tempo, para que o trabalho possa ser desenvolvido de maneira tranqüila.
Troca
O Santos trocou seu gerente de futebol. Ílton José da Costa, que já passou por muitos clubes, como Palmeiras e Corinthians, foi substituído pelo atual diretor de futebol do clube, Luiz Antônio Ruas Capella.
Isso prova, mais uma vez, que os clubes têm que prestar atenção antes de contratar: deve-se apurar nomes, pesquisar se o trabalho de determinado profissional pode ser útil e não traga apenas problemas ao ambiente de trabalho.
Cafu
O lateral-direito, campeão do mundo e extremamente vencedor no futebol, está abatido pelo falecimento de sua mãe e agora cuida do pai, que também está doente.
Sendo assim, resolverá apenas no início de 2009 se volta ou não a jogar futebol e, caso retorne, qual clube irá defender.
Campeãs
Ana Paula e Shelda conquistaram o título mundial de maneira antecipada. Ambas, inclusive, já demonstraram interesse em manter a dupla para a próxima temporada.
Shelda, aliás, figura simpática e inesquecível para o esporte brasileiro, pela garra, dedicação e duas medalhas de prata olímpicas conquistadas em Sydney-2000 e Atenas-2004, pensa, ano a ano, a chegar em Londres-2012. Seria uma despedida e tanto do esporte.
Ele fica
O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, afirmou que o técnico Muricy Ramalho ficará no clube, em 2009, com o título brasileiro deste ano ou a vaga na Libertadores.
O dirigente elogiou a postura de Muricy como profissional e cidadão desde a chegada ao clube e o considera peça importante para que o tricolor volte ao topo do mundo.
Copa-2014
Sobre a Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil, Juvenal disse não te dúvidas de que o Morumbi será a sede de São Paulo para o Mundial. E ele tem razão quando afirma que, “tirando Pacaembu e Morumbi”, outros estádios de São Paulo estão em mau estado.
Agora, o Palmeiras fará a modernização do Palestra Itália e o Corinthians ainda não desistiu de sua Arena, mas isso prova que o Morumbi, por enquanto, é o único que apresenta condições para receber um torneio da dimensão do Mundial.
Homenagem
Pedro Rocha está bem. O ex-jogador, craque do São Paulo nos anos 1970 passou pro alguns problemas de saúde, mas já esta melhor. Receberá, inclusive, homenagem do site Tricolor Paulista.Net na próxima segunda-feira, em São Paulo.
Além dele, outros ex-jogadores, como Dario Pereira, Careca, Oscar e Raí também serão homenageados pelos tricolores.
Conheça o site: www.culturaesportiva.com.br
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário