Informal (quinta-feira – 09/10/2008)
De Orlando Duarte
O objetivo de Mano
Gostei das declarações do técnico Mano Menezes, do Corinthians. Primeiro, porque o treinador faz um excelente trabalho na equipe desde que chegou.
Não é fácil, com toda a pressão de grande parte da mídia e dos próprios torcedores corintianos, fanáticos como sempre, realizar um trabalho equilibrado como este.
Por pouco, muito pouco, o Corinthians não chegou às semifinais do Campeonato Paulista. Na Copa do Brasil, fez uma campanha impecável e as viradas contra Goiás e Botafogo, este último com vitória nos pênaltis, marcaram a arrancada corintiana rumo à final.
Na decisão, em São Paulo, show da torcida e bela vitória, mas em Recife a força do Sport/PE e a pressão do torcedor pernambucano fizeram a diferença. Mesmo assim, o Corinthians mostrou a força que poucos times conseguiram mostrar. Isso, apenas alguns meses depois de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Na série-B, os adversários não são fortes como antes, mas um bom planejamento também faz a diferença e Mano Menezes está certo ao dizer que o foco principal é conquistar o acesso. Apenas depois disso deve-se discutir questões contratuais, dispensas, etc.
Até porque, como o próprio técnico afirmou, se estas discussões começarem agora, alguns jogadores podem se sentir ameaçados, desmotivados, pois evidentemente a mídia divulgará nomes de “futuros” dispensados e outros que podem ser contratados. Com Mano, o Corinthians está no caminho certo.
Projetos
Vários novos vereadores esportivos farão de tudo para ajudar o esporte de São Paulo a receber uma verba maior, que não passa, ainda, de 1% do orçamento que está cotado em R$ 28 bilhões.
Mundial
A seleção brasileira de Futsal foi bem na primeira fase, apesar de ter algumas dificuldades diante dos cubanos. Quando se esperava uma goleada por diferença superior a 16 gols, o time de PC Oliveira ficou nos 9 a 0 e se garantiu como primeiro do grupo.
Alguns jogadores foram poupados, os goleiros tiveram suas oportunidades e a torcida delirou com os gols. A partir de agora, na fase final, o futsal brasileiro se mantém como favorito, mas deve sempre respeitar e ter cuidado com adversários como Itália e Espanha, que melhoram de produção em partidas decisivas.
E por falar em futsal...
...Há muitos anos pensam que eu aderi ao cargo de treinador no futebol de salão ou de campo. Até deveria, mas não confundam o Orlando Duarte, técnico da seleção portuguesa de futsal com este que escreve esta coluna.
Brasileiro
Para o Náutico, diante do São Paulo, no Morumbi, um empate cairá do céu. Antes o time era temido quando jogava em seu estádio, mas nas duas últimas partidas em casa conquistou apenas um ponto e terá que se cuidar em São Paulo, pois o tricolor tentará de tudo para reconquistar sua posição no G-4.
Melhor do Mundo
Ronaldinho Gaúcho afirmou que deseja ser novamente o melhor jogador do mundo. Chance para isso ele tem, já que está num dos melhores times do futebol mundial, o Milan.
Além disso, ao lado de Kaká e Pato, Ronaldinho terá a oportunidade de brilhar como fez no Barcelona, quando tinha Messi e Eto'o.
Saudades
Chicão, ex-jogador do São Paulo, que também teve passagens por Santos, Ponte Preta e XV de Piracicaba, e disputou a Copa do Mundo de 1978 pela seleção brasileira, faleceu ontem, ao 59 anos.
A família de Chicão sentirá muitas saudades e o futebol não esquecerá a personalidade do jogador. Nos lembraremos sempre de sua fibra, raça e vontade de vencer as partidas.
Os meus livros e dvds podem ser encontrados no site: www.culturaesportiva.com.br
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário