Informal
De Orlando Duarte
Não ao racismo
As manifestações racistas no esporte estão cada vez mais comuns em praças esportivas espalhadas por todo o mundo.
Há de se entender que o racismo, assim como o doping, é um mal para todo os esportes. Temos modalidades em que atletas negros são os melhores e não são poucos.
Faço questão de destacar nomes como o atleta do século, melhor jogador de futebol já existente, Pelé. Além dele, temos as irmãs Williams no tênis, Usain Bolt no atletismo, também já tivemos Michael Johnson e ainda observamos Maurice Greene e Asafa Powell, além de Michael Jordan no basquete e Lewis Hamilton na F-1.
Se falarmos apenas do Brasil, temos Nenê e Leandrinho representando o país na NBA, a Liga norte-americana de basquete, Anderson no vôlei, um excelente jogador, sem contar o zagueiro Juan e o genial Robinho, para ficar apenas em alguns exemplos.
Se estiver certo o goleiro corintiano Felipe, as manifestações de cunho racista em Caxias do Sul são lamentáveis e talvez uma punição aos clubes cujas torcidas agem desta forma, seja uma das ações positivas para que isso pare de acontecer.
Cafu
Atualmente longe das quatro linhas, o capitão do penta concentra toda a sua força na Fundação Cafu, uma instituição sem fins lucrativos, que dá oportunidades a jovens e combate a desigualdade social.
Este é mais um trabalho eficiente do competente Cafu, que se destacou nos gramados e se destaca, também, fora deles.
Por enquanto ele quer se dedicar apenas a ONG para depois pensar se volta a jogar por um algum clube.
Festa
A torcida do Atlético/MG é, de fato, espetacular. Mesmo com o time sem chances de conquistar uma vaga na Libertadores ou o título brasileiro, os presentes ao Mineirão no jogo diante do Vasco apoiaram do início ao fim.
Isso é o que se espera de uma torcida que ama seu time. Nos momentos de adversidade o apoio do torcedor acaba sendo fundamental para que um grupo de jogadores dê a volta por cima.
Agora mais longe do rebaixamento, o Atlético pode, enfim, respirar no ano de seu centenário.
Vasco
Já o time carioca não tem jeito. Faz boa partida numa rodada e péssima no jogo seguinte.
O time terá muitas dificuldades para escapar do rebaixamento e o jogo contra o São Paulo, que luta pelo tricampeonato brasileiro, será de vida ou morte para a equipe.
Reforço
Algumas informações dão conta de que o volante Martinez, peça importante no esquema tático do Palmeiras e homem de confiança do técnico Luxemburgo, pode ser comprado pelo Corinthians.
Seria um nome de peso para a equipe alvinegra e um desfalque considerável para o alviverde.
Possibilidade
Outra possibilidade é a contratação de Richarlyson, jogador que começou o Brasileirão como titular absoluto no São Paulo e terminou como reserva.
colaborou Jairo Giovenardi
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário