if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Informal

Orlando Duarte

2009 pode ser bem melhor

O ano de 2008 para o futebol carioca não foi dos piores. Neste Campeonato Brasileiro, Vasco e Fluminense não se apresentaram bem, mas têm lá seus motivos, assim como o Botafogo, que começou muito bem a competição e depois caiu, e o Flamengo, que ainda sonha com uma vaga na Libertadores.

A atual temporada foi importante para os clubes do Rio de Janeiro. No Vasco houve mudança na presidência, apesar de muitos torcedores estarem revoltados com a campanha do time e reprovarem as ações de Roberto Dinamite.

Ainda há chances de permanecer na elite do futebol. Mas, ficando ou não na Série-A, em 2009, com certeza o Vasco estará mais forte, pois teve inúmeras lições este ano.

Enquanto isso, apesar da péssima campanha no Brasileirão, o Fluminense deve se orgulhar da bela participação na Copa Libertadores, que o projetou de vez para o cenário sul-americano.

Sempre que o Boca Juniors tiver o Fluminense como adversário, saberá que não terá vida fácil, assim como São Paulo, River Plate e outros tradicionais times da América do Sul.

Botafogo e Flamengo, que travaram duelos inesquecíveis em 2008, estão no rumo certo. Começando com Ney Franco e mantendo a base, restará ao Glorioso se reforçar para conquistar bons resultados, já que possui um estádio grandioso e moderno para receber seus adversários e conta com o apoio de seus fanáticos torcedores.

Já o rubro-negro, precisa da vaga na Libertadores para tentar conquistar o que escapou por muito pouco este ano, já que a derrota diante do América/MEX no Maracanã ainda trás péssimas lembranças aos torcedores.

Além disso, e mesmo sem a vaga, manter Caio Jr. pode ser o primeiro passo para fazer do Flamengo um time ainda mais forte e competitivo do que em 2008.

O Brasil admira o futebol carioca, pois a força dos clubes do Rio de Janeiro fortalece, também, a seleção brasileira e todos os outros times do Brasil.

Artilharia

Com a suspensão de Kléber Pereira, a artilharia do Brasileirão pode sobrar para Washington, do Flu, que já foi goleador em 2004, pelo Atlético/PR; Keirrison, grande revelação do futebol paranaense em 2008; ou Alex Mineiro, artilheiro máximo do Palmeiras, que não vive boa fase.

Além deles, tem o artilheiro Guilherme, do Cruzeiro, que espera retornar nas duas últimas rodadas e tirar a diferença para Kléber, que atualmente é de três gols.

Simon

Concordo com Kléber Leite, que disse que o árbitro Simon, que errou, de fato, no jogo entre Cruzeiro x Flamengo, ao não marcar um pênalti em Diego Tardelli, tem se confundido ultimamente.

Acredito até que outros árbitros poderiam representar o Brasil na próxima Copa do Mundo, como Heber Roberto Lopes e Leonardo Gaciba.

Lançamento

Estive no lançamento do livro "Causos do Doutor. Osmar", do médico e jornalista, Dr. Osmar de Oliveira. Lá, encontrei muitas personalidades do esporte, principalmente do basquete, como a grande jogadora Norma, que brilhou na década de 1970.

Se tivesse na época o apoio que têm os jogadores agora, ela teria brilhado ainda mais.

Norma, porém, está descontente com os rumos que tomou o basquetebol e acredita que muita coisa ainda tem que mudar para que o basquete brasileiro volte a ser forte, principalmente em competições internacionais, como Mundiais e Jogos Olímpicos.

Justiça

A medalha de ouro dos Jogos de Atenas para Rodrigo Pessoa chegou atrasada. Agora, oito anos depois, o revezamento 4x100 brasileiro, que ganhou prata em Sydney-2000, pode ficar com o ouro, devido ao doping do americano Tim Montgomery. A prata foi uma participação maravilhosa, mas o ouro, agora, é uma questão de justiça.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: