if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sábado, 13 de dezembro de 2008

Informal

De Orlando Duarte


25 anos de um título inesquecível


Depois da conquista do Internacional/RS, o Grêmio quer mostrar suas conquistas, o que é muito justo, já que no dia 11 de dezembro de 1983 a equipe gaúcha batia o Hamburgo da Alemanha por 2 a 1 e conquistava o tão sonhado título mundial.

Agora, 25 anos depois, atletas que fizeram parte da conquista, como Mazaropi, Paulo Roberto, Biadek, Hugo de Leon foram homenageados.

Esta rivalidade, Gre-Nal, Fla-Flu, Ba-VI, Palmeiras x Corinthians, fazem a força do futebol brasileiro. Sem a rivalidade sadia ninguém vai a estádio. Os times que conquistam títulos internacionais, tem muito mesmo que comemorar, lembrar os festejos da época, a luta para levantar a taça.

O futebol gaúcho sempre revelou muita raça, disposição, construiu dois estádios maravilhosos, o Monumental Olímpico e o Beira-Rio, este que deve ser uma das sedes da Copa do Mundo de 20147, que será realizada no Brasil.

Até recentemente o Inter mostrou muita qualidade ao ganhar o que lhe faltava e o que faltava, também ao Brasil, conquistando a Copa Sul-Americana.

O Inter ganhou tudo o que tinha direito, o que é uma raridade e também um desafio aos demais.

Chance

É uma pena que não tenhamos a chance de ver o Fluminense no Mundial de Clubes, que está sendo disputado no Japão. A equipe carioca, que foi substituída pela LDU, que lhe tirou o título da Libertadores, dificilmente chegará tão perto de uma conquista como a que desperdiçou em 2008.

Por falar neste torneio, temos que explicar que cada representante ganhou direito pelas federações. Portanto, não adianta dizer que os times são fracos. Eles são, no mínimo, os melhores de cada continente.

Agora a disputa não se resume a apenas um jogo. São, no mínimo, dois e sempre muito complicados.

Ronaldo

Quem está no futebol e honestamente vê as coisas aos olhos positivos sabe que a contratação de Ronaldo desperta ciumeira.

O curioso é que o São Paulo sempre foi o time a contratar veteranos, como Sastre, na década de 1940, Leônidas, Gérson, Zizinho e muitos outros. Além disso, Ronaldo não pode ser considerado tão velho.

Atuando pelo tricolor, estes atletas provocaram grandes arrecadações, sendo a estréia de Leônidas, inclusive, que era tido como acabado no Flamengo, a maior renda da história do Pacaembu.

Ótimo jogador

Jorge Henrique é um garoto chato, que cai toda hora na área. Todos falam em Ronaldo, claro, figura importante na história do futebol mundial e para o marketing alvinegro, mas Jorge é muito bom jogador e poderá ser um ótimo parceiro para o fenômeno.

Tardelli

Foi bonita a atuação de Carlos Eugênio Simon ao defender seu colega, Wagner Tardelli, porque já sentiu na pele o que é ser criticado e quase encerrar a carreira. Arbitragem não é coisa fácil.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: