if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Informal

De Orlando Duarte

O adeus a Marcelo Portugal Gouvêa


Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa era um grande amigo meu e até me chamava de primo por eu também ser Figueiredo. Para mim, seu falecimento na madrugada do último domingo foi chocante.

No sábado, Juan Fíger, empresário de futebol, dizia-me no Jockey Club que tinha ido visitar o ex-presidente do São Paulo e receber informações da gravidade do caso e seu retorno às atividades normais.

No mesmo instante, Marcelo Motta, diretor, e Márcio Toledo, presidente do Jockey, alertavam-me que o caso era terminal, como foi.

Neste domingo, a bandeira do Prado estava a meio pau e em todas as corridas em Cidade Jardim o cavaleiro número 1 usou uma braçadeira preta.

É explicável este comportamento das pessoas do turfe e o Dr. Marcelo além de ter cavalos de corrida, amava essa modalidade. Não sou apostador, mas fã dos cavalos, e o encontrei muitas vezes no Jockey Club.

Encontrei no velório muita gente do esporte, inclusive, o ex-presidente palmeirense, Mustafá Contursi.

O São Paulo Futebol Clube teve dois motivos para sua grande tristeza: a morte de seu ex-presidente vitorioso e a não conquista do título de campeão brasileiro. Assim é a vida e um falecido deixa em sua passagem entre nós registrada por muitos feitos em favor de seu clube e da sociedade.

Jogo

O São Paulo não soube ganhar do Fluminense. Jogou abaixo do seu rendimento normal, enquanto o clube carioca foi brilhante, veio muito bem armado a São Paulo pelo técnico René Simões.

O que me surpreendeu ao final do jogo foram as declarações de René, quando por alguns repórteres. Um repórter disse ao René que a Portuguesa tinha caído e ele mostrou toda sua tristeza por isso.

Ele disse: “O fluminense, com o time que tem, não poderia estar na situação em que está, assim como a Portuguesa de Desportos, que eu tenho visto jogar muito bem”.

É bom salientar sempre que quem “descobriu” René para o futebol foi a Lusa na gestão de Oswaldo Teixeira Duarte. Ninguém ate então o conhecia.

Libertadores

O Palmeiras só empatou e uma vez mais o atacante Kléber mostrou sua raça e técnica e foi o melhor do time.

O que agradou o time paulista foi verificar que o jogador Marquinhos, agora no vitória, mas que é contratado pela Traffic, tem tudo para se consagrar pelo alviverde.

Psicológico

Falta estabilidade emocional ao time do Flamengo, que ganhava de 3 a 0 e empatou com o Goiás, no Maracanã.

Pior de tudo é que, sem a vaga na Libertadores, o rubro-negro carioca vai perder o seu treinador, Caio Jr., que está acertado para ir para o Japão.

Curioso é que ele não aceitou proposta milionária anteriormente do Qatar. Parece que adivinhava que as coisas por lá não são tão simples., que o diga Emerson Leão, que acaba de ser demitido.

Série-B

Em natal, o campeão da serie-B mostrou que realmente tem que se fortalecer para o Campeonato Paulista 2009.

No certame deste ano o Corinthians foi 5º colocado e tem que melhorar, pois o futebol de sábado foi fraquíssimo, e deixou má impressão.

O Santo André, de Marcelinho Carioca, merecidamente, terminou com o vice-campeonato e fez uma festa enorme para os jogadores, após a última rodada e mais uma bela vitória, desta vez sobre o Paraná, por 3 a 1.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: