if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Informal
Orlando Duarte

Fanáticos além da vida


Alguns clubes tradicionais do mundo do futebol decidiram criar espaços para os torcedores que, mesmo após a morte, mantêm o fanatismo pelos times de coração.

O Boca Juniros, da Argentina, reservou um lugar especial para seus adeptos, situado num cemitério de Buenos Aires, com capacidade para 3 mil sepulturas. Todas elas são decoradas com flores nas quais predominam o azul e o amarelo do clube, além de um imenso escudo.

Na Alemanha, um grupo resolveu construir um cemitério perto do estádio do Hamburgo, em que os fanáticos pelo clube possam ser enterrados.

Os alemães sabem que isso não é novidade. Mas, se a moda pega, a partir de agora os clubes deverão construir estádios modernos sem esquecer os cemitérios nas plantas.

Se já não há lugar para os vivos, como na Bombonera do Boca, sempre lotada, os mortos começam a ganhar vez.

México

O Cruz Azul, do México, equipe que já chegou, inclusive, a uma final de Libertadores, em 2001, exatamente diante do Boca, vencendo o time argentino em pleno estádio La Bombonera, mas perdendo nos penais, vive uma história curiosa.

O Centro de Treinamentos do clube fica próximo a um cemitério e alguns jogadores não gostam da idéia de treinar no período da tarde, pois a atividade termina apenas ao anoitecer.

Com isso, dizem alguns, bolas que caíram no cemitério voltam murchas, ruídos estranhos são ouvidos e, por via das dúvidas, ninguém quer comprovar estes acontecimentos e o clube já admite realizar os treinos apenas durante o dia.

Irmãos

Os irmãos Michael e Robert kempter são grandes destaques na arbitragem do futebol alemão.

Michael, com 12 anos, começou a apitar jogos de divisões inferiores da Liga, com uma permissão especial e atua, até hoje. Agora, está ao lado do irmão Robert, um caso raro e que vale registro.

Sócios

O Barcelona, que conta com 156 mil sócios, está investindo só em jogadores (€) 90 milhões e vai investir num parque de diversões no valor de (€) 18 milhões, além de criar uma praia privada, a “Praia do Barca”.

Os clubes europeus fazem de tudo para atrair os associados que pagam em dia as mensalidades e recebem diversas regalias, como lugares cativos no estádio em dias de jogos, promoções e muito mais.

No Brasil, o Internacional já tem 79 mil sócios e tem como principal objetivo chegar ao ano do centenário, 2009, com 100 mil sócios, o que vai conseguir facilmente.

Organização


Na a final da Copa Sul-Americana Inter e Estudiantes terão apenas “sócio-torcedores” presentes ao Beira-Rio, algo muito tentado pelas equipes e que, aos poucos, com clubes organizados, passa a virar realidade na América do Sul.

Em São Paulo, por exemplo, muitas pessoas deixaram de se associar a clubes, pois têm em seus edifícios, piscinas, salas de ginásticas bem aparelhadas e isso atrapalhou muito.

Porém, com ações de marketing desenvolvendo-se por todos os lados, em diversos clubes, a tendência é que muitos que desistiram voltem a ser sócios e freqüentem as instalações mais modernas e repletas de atrativos.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: