Informal
De Orlando Duarte
O retorno de Emerson Leão
Treinador no Brasil não tem vida fácil. O ex-técnico da seleção brasileira e que comandou os quatro grandes clubes de São Paulo, Emerson Leão, retorna ao futebol, desta vez para treinar um clube muito conhecido por ele mesmo, o Atlético/MG.
Pelo Galo, Leão conquistou a Copa Conmebol em 1997, após uma guerra campal diante do Lanús, na Argentina, quando até o treinador apanhou de covardes jogadores e torcedores.
Leão foi ótimo goleiro, campeão por Palmeiras, Grêmio e virou treinador em 1987, quando passou a treinar o Sport/PE. Recentemente, após passagem conturbada pelo Santos e frustrada pelo Qatar, Leão quer reconduzir o Atlético às conquistas.
Em entrevista à TV Bandeirantes, o novo treinador atleticano revelou que o Sport/PE, exatamente seu primeiro clube como treinador, é o único que lhe deve dinheiro, mas fruto de trabalho e não de premiações. Mesmo assim, a relação é cordial entre técnico e clube.
Além disso, Leão elogiou a atual diretoria corintiana, que fez um acordo em dez vezes e cumpriu, assim como o Santos, que está quitando a dívida aos poucos.
Quando foi acertar a pendência financeira com o Peixe, Leão foi agredido e também falou sobre este caso: “Quem vai falar sobre tudo é a justiça e estou processando as pessoas em tudo o que é necessário”.
Leão disse que, em toda essa história, fica a decepção por ser uma coisa armada: “Quando há certo desentendimento, tudo bem, mas foi uma emboscada. Graças a Deus não aconteceu nada mais grave de uma forma direta, pois foi uma coisa feita por pessoas pequenas que usam de muita gente para tentar se tornar grandes”.
Bronca
Leão disse que não tem tanta bronca de jogadores argentinos, como ganhou fama. Quando tirou a faixa de capitão de Tévez no Corinthians, Leão foi muito criticado, mas também explicou a situação.
Ele disse que Tévez estava jogando muito bem, mas que o capitão tem que ser uma pessoa que se expresse bem, com autoridade, para ser o comandante dentro de campo e, na ocasião, Tévez estava pedindo para ser negociado com o futebol europeu, de acordo com Leão.
Personalidade
Sobre o estilo de trabalho, as vezes mal-humorado, Leão disse que treinador de verdade tem que vibrar, jogar junto com os jogadores: “Os que são muito calmos, na nossa profissão, têm muitos problemas”.
Aposentadoria
Leão já pensa em abandonar o futebol, pelo menos atuando como treinador: “Fiz um plano de trabalho, de vida, há oito anos e espero cumprir. No fim de 2010 saio de dentro do campo como treinador”.
Leão disse que não sentirá saudades, pois não voltou a jogar após pendurar as luvas e irá agüentar, também, longe dos bancos de reservas.
Marketing
O Corinthians tem o interesse em mandar alguns jogos, principalmente os da Copa do Brasil, no Parque São Jorge.
O vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rozemberg, disse que há a possibilidade de o Corinthians atuar em seu estádio em 2009 e já faz, inclusive, alguns contatos para que isso seja possível, visando até algumas reformas do estádio.
Adversário
Enquanto não define o estádio, o Corinthians sabe que estreará na Copa do Brasil diante do Itumbiara/GO, que tem o estádio JK com excelente capacidade (36 mil torcedores) e deve recepcionar o Corinthians dignamente.
Profissionais responsáveis pelo gramado do Engenhão foram contratados para cuidar também da grama no time goiano, que tem tudo para ter um futuro brilhante no futebol.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário