if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Informal

De Orlando Duarte

Um ano para ficar na história

O esporte teve momentos espetaculares em 2008. O Campeonato Brasileiro espetacular, disputadíssimo, reservou muitas emoções, assim como os estaduais no primeiro semestre e a Copa do Brasil.

Foi também o ano da Olimpíada da tecnologia, em Pequim, com suas luzes espetaculares e efeitos que engrandeceram as cerimônias de abertura e encerramento. Sem contar os recordes de atletas que entraram para a história, como Usain Bolt e Michael Phelps, além do orgulho brasileiro, representado nas braçadas de César Cielo e no salto de Maurren Maggi.

No segundo semestre o futebol paulista comemorou o retorno do Guarani à série-B, além do acesso de Grêmio Barueri, Santo André e Corinthians, que estarão na elite do futebol brasileiro em 2009.

A tristeza ficou por conta da Portuguesa, que disputará novamente a série-B, mas que pode fazer um bom Campeonato Paulista e dar a volta por cima.

Esperamos um 2009 ainda melhor em todos os aspectos e que o esporte continue sendo importante para formar melhores cidadãos e revelar novos talentos em todas as modalidades.

Quarentinha

A carreira de Waldir Cardoso Lebrego, o Quarentinha, é detalhada no livro "O artilheiro que não sorria – Quarentinha, o maior goleador da história do Botafogo", de autoria de Rafael Casé.

Isso é agradável, pois quanto mais mostramos os jogadores que fizeram sucesso no passado, melhor. Sinto-me muito feliz por essa nova geração de jornalistas, escritores, pois estimulei isso ao escrever vários livros esportivos.

Armando Marques

Muita gente pensa que Armando Marques está parado, mas ele atua como observador de arbitragem na Fifa.

Ele esteve, inclusive, no Beira-Rio, na final da Copa Sul-Americana e confesso ter ficado feliz por saber que ele está bem, em dia com as atividades que gosta de desenvolver.

Sul-Americana

Por falar em Copa Sul-Americana, quem andou esnobando a competição cometeu um equívoco, porque se ganha dinheiro, prestígio e o Internacional mostrou isso.

A única coisa que falta é uma vaga ou para a Libertadores da América ou para o Mundial de Clubes, para que o torneio seja cobiçado pelos clubes brasileiros que, mesmo assim, devem olhar para a Copa com outros olhos, depois do título colorado.

Copa São Paulo

A Copa São Paulo de Futebol Júnior tem o mérito de revelar muita gente, pois times de todos os lugares chegam a São Paulo e a molecada quer mostrar serviço.

Deste torneio já saíram Kaká, Falcão, Djalminha, Júlio Baptista e muitos craques ainda devem despontar para o futebol.

Eleição

O Corinthians quer que o resultado do próximo pleito seja transparente e mostre a real força do clube.

Hoje, infelizmente, o timão não tem tantos sócios como antes, mas quem sabe justamente com essa transparência e a responsabilidade administrativa possam fazer do Corinthians novamente um time campeão, e com mais torcedores se associando.

Até agora, por exemplo, a Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do clube, tem mais associados que o próprio Corinthians, razão de sua existência...

Bons frutos

Apesar de ter perdido no Chile, nosso time feminino Sub-20 mostrou muitas qualidades, principalmente por não temos campeonatos costumeiros para dar ritmo às atletas. Estas exibições servem para que o Brasil seja conhecido no mundo inteiro e as meninas ganhem mais experiência para um novo ciclo olímpico.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: