Informal
De Orlando Duarte
Um mito chamado Rosa Branca
Fomos todos pegos de surpresa com a triste notícia do falecimento do legendário Carmo de Souza, o Rosa Branca, excepcional jogador de basquete brasileiro, que brilhou nos anos 1950 e 1960 pela seleção brasileira, pela qual sagrou-se bicampeão mundial, em 1959 e 1963.
Rosa Branca, de 68 anos, não resistiu à uma forte pneumonia e nos deixou na última segunda-feira. Dentre os diversos feitos em favor do basquetebol brasileiro, ele ajudou nossa seleção nas Olimpíadas de Roma e Tóquio, em 1960 e 1964, respectivamente, quando conquistamos a medalha de bronze nas duas oportunidades.
Fiquei muito triste, pois Rosa Branca, além de meu amigo, era excelente pessoa, simpático e vencedor. O encontrei no jantar comemorativo em homenagem aos ex-jogadores de basquete da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Rosa Branca defendeu a seleção brasileira masculina de basquete durante 12 anos. Pela Seleção Brasileira, atuou em todas as posições na quadra e marcou 539 pontos em 78 partidas disputadas. Para provar sua habilidade, o atleta chegou a ser convidado para jogar no basquete americano.
O Comitê Olímpico Brasileiro enviou nota lamentando a triste notícia desta semana de natal, assim como a Federação Paulista de Basquete, onde Rosa Branca exercia o cargo de diretor.
Paixão
O Palmeiras foi uma das grandes paixões de Rosa Branca. Ele brilhou jogando pelo forte time de basquete do Palmeiras nos anos 1960.
Sentimentos
O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Gerasime Bozikis lamentou a perda de um dos maiores atletas do esporte brasileiro.
Grego afirmou que esta “é uma grande perda para o basquete brasileiro. Rosa Branca foi um atleta de extraordinário talento, que vestiu e defendeu as cores do Brasil com muito orgulho e dedicação. Foi um jogador que marcou a história deste esporte, com inúmeras conquistas".
De fato, o esporte brasileiro fica mais triste, mas temos que guardar as boas lembranças de um esportista que sempre honrou a camisa da seleção e demonstrou garra e vontade de vencer por seu país. Rosa Branca foi um exemplo de técnica e classe dentro e fora de quadra e será sempre lembrado pelos que amam o esporte em todo o Brasil.
NBA
Neste Informal reservado ao basquete, devemos destacar o Boston Celtics, atual campeão da mais importante liga de basquete do mundo, a NBA.
Ao vencer o New York Knicks por 124 a 105 no último domingo, o time do armador Rajon Rondo, que marcou 26 pontos na partida, conquistou sua 18ª vitória consecutiva, chegando, desta forma, a 26 vitórias e apenas duas derrotas na temporada.
Isso faz o Celtics igualar a melhor campanha da história da NBA para equipes com duas derrotas no início da temporada, mais um feito importante para uma equipe que investiu em contratações milionárias, como Kevin Garnett e Ray Allen e comemora seu segundo ano de retornos positivos.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário