Informal
Orlando Duarte
O Vasco no caminho certo
Não é fácil dar a volta por cima, seja qual for a situação. Ronaldo fenômeno que o diga: voltou a jogar após tantas lesões.
Para o torcedor do Vasco também não é fácil voltar ao Maracanã, palco de tantas glórias, depois de algumas derrotas dolorosas e de uma queda anunciada à segunda divisão do futebol brasileiro. Mas, torcedor que é torcedor, apaixonado, vibrante, apoia incondicionalmente.
Imagino que não é fácil também par aos jogadores vascaínos vencerem seus jogos após perderem a vaga nas semifinais da Taça Guanabara por uma inscrição e não dentro de campo.
No entanto, com a ajuda do torcedor, que parece muito junto ao time do que nunca, e jogando um futebol redondinho, o Vasco enche os olhos na Taça Rio.
Terá, sim, dificuldades na Série-B e teria muitas na Série-A, mas não podemos esquecer que este será o ano do aprendizado e, se tudo der certo, da redenção do Vasco da Gama. Erros acontecem e o clube tem de aprender com todos eles.
Parece que o primeiro teste já passou e o apoio de todos os torcedores será fundamental para que o time escreva páginas de glória no capítulo em que o ano de 2009 será destaque.
Qualidade
Oswaldo de Oliveira é um técnico vencedor. Foi campeão mundial, paulista e brasileiro pelo Corinthians e teve grande participação nos títulos do Vasco no ano 2000.
Agora, rei no Japão, Oswaldo disse à Revista Placar uma coisa interessante: ele fica chateado quando as pessoas dizem que o Corinthians de 1999 era o “time de Luxemburgo”, tirando seus méritos.
Na verdade, Oswaldo disse que arrumou o time de 1998 para Luxemburgo sagrar-se campeão brasileiro e, logo depois, o treinador saiu do Corinthians.
O certo é que a qualidade de Oswaldo não precisa ser provada. Ambos, ele e Luxemburgo, são ótimos treinadores e se dão bem, apesar do afastamento normal, já que Oswaldo está no Japão e Luxa no Palmeiras.
Reforços
O Palmeiras está atrás de reforços para a defesa e, se o time passar para as oitavas-de-final da Libertadores, dois atletas devem ser anunciados: Edu Dracena e Maldonado, dois homens de confiança de Luxemburgo e que podem auxiliar Edmílson, Marcos e Pierre.
Pedido
Muricy não quer perder muitos atletas para a seleção brasileira, até porque disputa a difícil Copa Libertadores e precisa de elenco, mas já deixou claro que mais dois atletas merecem ser convocados por Dunga: André Dias e Jean.
André é ótimo zagueiro, mas Miranda ainda é mais regular, já o volante Jean será convocado, pois tem muita qualidade e pode ser um dos mais regulares da seleção numa Copa do Mundo, devido à eficiência nos desarmes e no toque de bola.
Carinho
Josiel tem de ser tratado com carinho no Flamengo. É um goleador e já provou isso em outros clubes, mas se não tiverem calma com ele, principalmente o torcedor rubro-negro, o próprio atleta não irá render.
Medo
Danrlei, goleiro do Brasil de Pelotas, disse durante a semana que, dificilmente, consegue dormir durante as viagens.
O trágico acidente envolvendo os jogadores do Brasil, que acabou com a morte de dois atletas e um membro da Comissão Técnica, ficará mesmo marcado negativamente para quem estava naquele ônibus.
Mas, todos os jogadores, assim como Danrlei, têm de saber que são vencedores e a vida, com tudo o que passaram, deve ser ainda mais valorizada.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário