if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Informal

Orlando Duarte

Espírito de Libertadores


A semana não foi fácil para os torcedores gremistas. O rival Inter comemorou o centenário e, de quebra, eliminou o tricolor do Campeonato Gaúcho. Para esquecer mais do que a derrota, mas a eliminação e a festa colorada, nada melhor do que jogar a Libertadores.

O Grêmio, como poucos, sabe jogar esse tipo de competição e mostrou força na última terça-feira ao derrotar o Aurora por 3 a 0. Mas, alguns dirão: força? Sim, força. Não é fácil sair do Estadual, ainda mais perdendo para o maior rival e ficando, também, sem o treinador.

Mesmo com tudo contra, o Grêmio entrou em campo, teve o apoio de seu torcedor e mostrou que pode chegar muito longe na Libertadores. Assim, o novo treinador terá paz para trabalhar e saber o que fazer nas partidas mata-mata da competição sul-americana, especialidade gremista.

O Grêmio, assim como São Paulo, Cruzeiro e Internacional, tem mostrado organização, bom planejamento e tem tudo para acertar na escolha do substituto de Roth, que já estava desgastado e não tinha clima nem com a torcida.

Com tudo isso, só restará aos adversários torcerem contra, pois quando o Grêmio se fortalece, os rivais trabalham em dobro.

Craques

Dois jogadores chamam a atenção neste time do Grêmio: Tcheco e Souza, atletas do meio-de-campo gremista, têm imensa identificação com o torcedor.

O versátil Souza pode jogar em diversas funções, já Tcheco é líder dentro e fora de campo. Ambos têm uma coisa em comum. São jogadores tecnicamente clássicos e que não fogem de suas responsabilidades nas grandes decisões.

Rolo

O São Paulo quer Edno e o jogador quer o São Paulo. Mas, a Portuguesa, no seu direito, quer manter o jogador, principalmente por ter como objetivo principal para esta temporada o retorno à elite do futebol brasileiro.

Lucro

A discussão de 5%, 10% de ingressos a torcedores visitantes nos jogos do Campeonato Paulista só prejudica aos próprios clubes, pois ambos perdem dinheiro.

Se tivéssemos o Morumbi como palco das partidas Santos x Palmeiras e Corinthians x São Paulo, as agremiações lucrariam muito mais e, em período de crise mundial, nenhuma quantia pode ser desperdiçada.

Vantagem

Por outro lado, concordo que o São Paulo teria vantagem jogando duas vezes em seu estádio. Portanto, Santos x Palmeiras poderia ser jogado no Morumbi e São Paulo x Corinthians no interior.

Uma final envolvendo o São Paulo Futebol Clube poderia ser disputada em dois jogos no Pacaembu já que Santos e Palmeiras não são proprietários do estádio Paulo Machado de Carvalho.

A-2

A Portuguesa Santista faz uma péssima campanha na Série A-2 do Paulista. Dirigentes do clube dizem que tudo está complicado e que até o Santos tem ajudado, emprestando jogadores do Sub-20.

Mesmo assim, o time tem de se planejar, contar com jogadores experientes, antes que a Briosa fique ainda mais distante da elite do futebol de São Paulo.

Favorito

Na Champions League, apesar de fazer uma partida incrível em Manchester, o Porto não deve vencer a equipe de Cristiano Ronaldo, que terá de vencer em Portugal.

Os ingleses têm mais time e não foram muito bem na primeira jornada das quartas-de-final, mas farão de tudo para vencer fora de casa.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: