Informal
Orlando Duarte
A força do futebol brasileiro
A convocação do atacante Cacau para a seleção alemã mostra que o futebol brasileiro continua forte e que os jogadores do nosso país têm se destacado em todos os continentes.
Isso seria impensável nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Mas, já tivemos, apenas para citar a Alemanha, Paulo Rink, habilidoso meia, ídolo do Atlético Paranaense, e Kevin Kuranyi, que pouco apareceu no Brasil, mas tem se destacado no futebol alemão.
O futebol brasileiro é cobiçado, haja vista pela seleção campeã da última Eurocopa, a Espanha, que tinha em Marcos Senna, brasileiro revelado pelo Rio Branco, de Americano, um dos principais nomes do time. Isso sem contar Deco, em Portugal, Roger, na Polônia, etc.
Em 1930, o Lazio levou praticamente uma seleção brasileira para a Itália e um deles, o atleta Filó, jogou na seleção e foi campeão do mundo. Ele foi revelado pela Portuguesa, jogou no Paulistano e no Corinthians e destacou-se na seleção italiana.
Passados os anos, meu amigo Altafini, o Mazzola, quando isso ainda era permitido, jogou em 1958 pelo Brasil, ano em que a seleção conquistou o primeiro título mundial, e em 1962 atuou pela Itália.
Tem jogador brasileiro em tudo quanto é seleção por aí e isso mostra que a safra é muito boa. Enquanto alguns estão em fim de carreira, outros aparecem para manter em evidência o futebol pentacampeão do mundo.
Maracanã
O presidente corintiano, Andrés Sanchez, disse que o Corinthians pode mandar alguns jogos do Brasileirão no estádio do Maracanã, repetindo o Santos de Pelé.
Mas, o fato é que o Santos, na década de 1960, conquistou o torcedor carioca pelo incrível time; já o Corinthians tem sua fiel torcida e dificilmente terá adeptos, fora os corintianos, jogando no Rio de Janeiro.
Ele chegou!
Paulo Autuori é o novo técnico do Grêmio e chega com status de bicampeão da Libertadores, competição mais almejada pelo tricolor gaúcho.
Autuori sabe disputar esse tipo de competição. Sua experiência na seleção peruana o ajudou a entender melhor o futebol sul-americano.
Campeão brasileiro no comando do Botafogo em 1995, o treinador conquistou a América por Cruzeiro e São Paulo, em 1997 e 2005, respectivamente, e espera chegar ao tri, em 2009.
Confuso
Está ficando cada vez mais confuso para saber de quem são os direitos federativos dos jogadores?
No caso de Perea, o Palmeiras queria contratá-lo, mas uma dívida impede o acerto. Fica a pergunta: como fica o clube, que tem a expectativa de contar com o atleta e depois se frustra com a negativa?
O Palmeiras precisa se reforçar para a Libertadores, principalmente no setor ofensivo e vê poucas alternativas no mercado.
Classificado
O Coritiba jogou o mínimo e se classificou às semifinais da Copa do Brasil, como presente para seu torcedor, no ano do centenário do clube.
Pegada
Se por um lado faltou pegada à Ponte Preta no duelo diante do Coritiba, pela Copa do Brasil, sobra vontade ao Guarani, que tem sido o grande destaque da Série-B do Brasileirão.
A torcida bugrina espera que o time mantenha a boa campanha e conquiste o acesso à elite, onde é, de fato, o lugar do alviverde campineiro.
Colaborou: Jairo Giovenardi
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário