if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

domingo, 14 de junho de 2009

Informal

Orlando Duarte

Começa a Copa das Confederações


A Copa das Confederações, que terá início neste domingo, é um torneio importante, pois serve como aperitivo para a Copa do Mundo, que será realizada em 2010, na África do Sul.

Além de o país organizador poder corrigir os últimos erros e fazer os retoques finais, a competição tem como objetivo colocar frente a frente os campeões de todos os continentes, bem como o atual campeão mundial.

Portanto, não tem como desgrudar os olhos da TV nos próximos dias, pois teremos confrontos interessantes, como Brasil x Itália, Espanha x África do Sul e, posteriormente, poderemos ter Espanha x Itália ou Brasil x Espanha.

Depois do título da Copa América, em 2007, será a oportunidade para o técnico Dunga mostrar que o time tem condições de manter a regularidade durante um campeonato, já visando a disputa da Copa, pois como ele bem diz em suas entrevistas, o Mundial é a “prioridade”.

Nos primeiros dias de treinos, as seleções já enfrentaram o frio das cidades sul-africanas. Mas, quando a bola rolar, tenho certeza de que nenhum lugar no mundo estará mais quente.

Favoritos


Brasil, Espanha e Itália são as seleções favoritas para a conquista da Copa das Confederações. A Espanha, que estreia hoje, encantou a Europa com o bom futebol na Euro, ano passado, e por isso está cercada de expectativa.

2005

A última edição da Copa das Confederações foi histórica para o futebol brasileiro, pois vencemos, na Alemanha, a eficiente seleção argentina, por 4 a 1, com show de bola de Kaká, Robinho, Adriano, e muito samba na entrega da taça.

Atenção

Quem conquista a Copa das Confederações, historicamente, tem problemas na Copa do Mundo. Em 2001, a França foi campeã e não passou da 1ª fase na Copa de 2002. Em 2005, como já destacamos, o Brasil levou, mas despediu-se do Mundial, no ano seguinte, nas quartas de final.

Brasileirão

A bola vai rolar na África do Sul, mas não deixará de rolar, também, no Brasil, com a disputa da 6ª rodada do Brasileirão, que terá alguns jogos interessantes, como o confronto de “ex-Palestras”, Palmeiras x Cruzeiro, no Palestra Itália.

Ambos os times tiveram problemas durante a Segunda Guerra Mundial e foram obrigados a mudar de nome, mas a origem de ambos os clubes é preservada pela memória dos milhares de torcedores espalhados por todo o Brasil.

No jogo de hoje, especificamente, Kléber não irá atuar, já que foi expulso na última partida do Cruzeiro. Isso é bom para o Palmeiras, mas não tão ruim também para o time mineiro, pois o atacante se poupa para o confronto diante do São Paulo, pela Libertadores.

Liderança

O Inter deve poupar os titulares, contra o Vitória, e Tite está certo em tomar esta decisão, já que o colorado começa a decidir a Copa do Brasil no meio de semana, contra o Corinthians.

Mesmo assim, resta a equipe gaúcha vencer, no Beira-Rio, para manter a liderança do Brasileirão. E se está assim com time misto, imagine quando os titulares encararem o campeonato como prioridade.

Recuperação?

Novamente fora de casa, o Flamengo tentará a recuperação, desta vez contra o lanterna Coritiba, após sofrer uma pane e permitir que o Sport fizesse quatro gols em menos de 10 minutos, no Recife.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: