if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Informal

Orlando Duarte

Entre alvinegros e colorados


A Copa do Brasil 2009 teve a participação de 64 times, mas apenas dois, Corinthians e Internacional, terão a oportunidade de levantar a taça e, um deles, o privilégio de ser um dos representantes do Brasil na Copa Libertadores da América 2010.

O Corinthians chega à sua 5ª final de Copa do Brasil, tendo vencido duas vezes (1995 e 2002) e perdidos outras duas (2001 e 2008). Agora, além de poder desempatar a série, o timão quer apagar da memória do torcedor o vice de 2008, quando o time do técnico Mano Menezes, ainda em formação, não soube tirar proveito de uma vantagem de dois gols estabelecida no Morumbi.

Agora, tudo é diferente. O Corinthians mostra experiência e muita tranqüilidade durante os jogos, como o da última quarta-feira, quando sequer precisou marcar gols para eliminar o Vasco da Gama.

Já o Internacional, campeão da edição de 1992 da Copa do Brasil, quer presentear seu torcedor, no ano do centenário, com o título que pode levá-lo novamente à Copa Libertadores. Uma lembrança mais do que generosa num ano em que tudo parece dar certo para o colorado.

Contra o Coritiba, na semifinal, o Inter perdeu, mas levou, mostrando que o equilíbrio durante o torneio é primordial para que o objetivo seja alcançado.

Daqui há duas semanas, os times entrarão em campo e, dentro dele, poderemos analisar quem está mais bem preparado, quem terá vantagem, quem será mais prejudicado pela ausência dos jogadores que estão na seleção e quem é, de fato, o melhor time da Copa do Brasil.

Vencidos

Vasco e Coritiba mostraram ao mundo o que há de melhor no futebol. Ambos foram eliminados, mas mostraram um futebol vistoso, que poderia levá-los à final da competição.

Dorival Júnior, que faz um excelente trabalho no comando do Vasco, disse: “Os jogadores foram vibrantes, guerreiros. Esse é o caminho para que possamos conquistar algo melhor num futuro bem próximo”. Ele está certo.

A frase serve para Vasco e Coritiba, que deixaram, sem dúvida alguma, seus torcedores orgulhosos com o bom futebol apresentado nas semifinais da Copa do Brasil. Agora, é pensar no Brasileirão.

Atenção

O Vasco dominou o jogo contra o Corinthians e foi prejudicado pelo árbitro Leonardo Gaciba, que cometeu um erro gravíssimo ao não marcar pênalti de Chicão em Elton.

Chicão quase rasgou a camisa do atacante cruzmaltino e Gaciba não pode falar que não viu, pois estava muito próximo do lance.

Ronaldo

O maior prêmio para o atacante corintiano será o título da Copa do Brasil, mas no jogo diante do Vasco ficou claro que Ronaldo precisa caprichar nos treinos de velocidade, para não perder a confiança nas finalizações.

Amor

Aldir Blanc foi entrevistado no Rio de Janeiro, antes de Corinthians x Vasco, e falou sobre seu amor pelo futebol e pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, clube pelo qual torce desde criança.

Ele é o autor da famosa frase “Ta lá um corpo estendido no chão”, que o narrador Januário de Oliveira fazia questão de citar durante as transmissões na TV Bandeirantes.

É sempre muito bom saber que estrelas da arte e da música têm uma forte ligação com o esporte e Aldir, além de apaixonado pelo Vasco, brilha como escritor e compositor.

Leão e Leão

Leão voltou à toca. O treinador aceitou o convite do Sport, clube que o projetou na carreira de técnico e terá muito trabalho daqui pra frente.

A torcida do Leão pernambucano está bem mais exigente após as belas campanhas e os títulos estaduais seguidos conquistados pelo time sob o comando de Nelsinho Baptista.

Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: