if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Informal

Orlando Duarte

Quem salva o Fluminense?


Para o torcedor tricolor, resta apenas uma coisa nas próximas rodadas do Brasileirão: torcer e acreditar, pois a situação do clube das Laranjeiras não é fácil.

Quem diria que o Flu, de “quase” campeão da Libertadores, em 2008, adjetivo aplicado depois que a equipe de Renato Gaúcho eliminou São Paulo e Boca, teria de lutar contra o rebaixamento no Brasileirão do mesmo ano (depois de ter perdido a competição sul-americana para a LDU) e entrar numa fase nebulosa?

O clube se mexeu para evitar o pior. Contratou Fred, um dos grandes atacantes do nosso futebol, que estava na França. E, além de tudo, trouxe um nome de peso para comandar a equipe.

Carlos Alberto Parreira pouco durou. Não fez o time jogar bem. Sequer deu um padrão de jogo para a equipe e logo saiu.

Com Renato, que seria o salvador e nome ideal para tirar o Fluminense da lama, a coisa só piorou. Preocupo-me exatamente pelo fato de o tricolor ser um clube glorioso, acostumado a grandes conquistas.

Agora, com um novo salvador, a ordem é torcer e ter muita fé, para que, em 2010, os quatro grandes do Rio de Janeiro estejam na elite do futebol.

Caso contrário, haverá uma troca: o Vascão da “B” para a “A” e o Flu da “A” para a “B”. Inusitado, porém, triste para os tricolores.

Revelação

Em blog, Renato Gaúcho disse que “os jogadores do Fluminense não querem nada”.

Daí, pergunto: e o comprometimento profissional? É uma declaração muito delicada, pois isso quer dizer que os jogadores não ligam se o time cairá ou não para a segunda divisão.

Já disse que cair para a segunda divisão nem sempre significa catástrofe, mas se manter entre os melhores do Brasil, claro, é bem mais vantajoso, principalmente na questão econômica.

Campanha

Pais e mães, torcedores do PSV, da Holanda, levam seus filhos ao Philips Stadium, em Eindhoven, para aderirem à campanha 'PSV Babies', com a qual o clube espera arrebatar novos sócios: exatamente bebês.
É uma forma interessante de fazer com que as crianças, desde bebezinhos, torçam pelo clube e virem adeptos fanáticos no futuro.

Desfalques

Sem Pierre, as coisas ficam difíceis para o Palmeiras no Brasileirão. Sem Hernanes, as coisas pioram para o São Paulo na competição.

Isso é fato. As equipes paulistas perderam dois de seus principais jogadores em poucos dias e, apesar de terem bons elencos, encontrarão dificuldades no restante do Brasileiro.

Olho nele

Dunga está de olho em Ronaldo, o fenômeno. Será que antes mesmo da Copa do Mundo o treinador brasileiro voltará a chamá-lo nas convocações?

Ronaldo não está tão em forma e se machucou recentemente, mas sua qualidade é inegável e tê-lo numa Copa do Mundo seria interessante até para os adversários, que teriam respeito ainda maior pela seleção.

Se estiver em boa fase e marcando gols, não vejo problemas em tê-lo entre os selecionáveis, muito pelo contrário, já que é o maior artilheiro da história das Copas.
Colaboração: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: