if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Informal

Orlando Duarte

A cara do Grêmio


A diretoria do Grêmio soube que Paulo Autuori, sua grande aposta para a conquista da Libertadores deste ano, não permaneceria no Olímpico, em 2010, nos últimos dias.

Logo, o clube fez questão de se mobilizar e focar alguns nomes para comandar a equipe na próxima temporada, apesar de Marcelo Rospide comandar interinamente até o fim do Brasileiro.

Obviamente, neste momento do Campeonato Brasileiro, em que o Grêmio se garantiu apenas para a Copa Sul-Americana, diversos nomes aparecem na lista de possíveis treinadores.

Mas, alguns têm a cara do tricolor gaúcho e, por isso mesmo, devem ser analisados com toda a cautela.

O primeiro deles é Adilson Baptista, que se revelou como um dos grandes treinadores brasileiros da nova geração. Discípulo de Luis Felipe Scolari, quando foi capitão com a camisa 4 do Grêmio, ele se encaixa perfeitamente no perfil do clube.

Primeiro, por ter identificação com a torcida, já que, além de atuar com a camisa do Grêmio, Adilson foi campeão da Libertadores pelo time gaúcho, num elenco inesquecível montado por Felipão.

Depois, por já não saber com tanta precisão se continuará no comando do Cruzeiro, já que vive às turras com o torcedor celeste, apesar de ser campeão estadual e ter levado a equipe à final da Libertadores deste ano.

Como o Grêmio tem como principal objetivo voltar a disputar uma Libertadores, não vejo, inicialmente, melhor nome do que Adilson.

Mas, se não for possível, o tricolor gaúcho tem boas opções no mercado. Se analisarmos jogadores que, assim como Adilson, têm história pelo Grêmio, Cuca e Renato Gaúcho são nomes interessantes.

Além deles, Silas, outra ótima revelação desta nova safra de vitoriosos treinadores brasileiros, poderia tranquilamente assumir a equipe a partir de janeiro para fazer um bom trabalho, assim como tem feito no Avaí/SC.

Nomes não faltam, reforços chegarão e tenho certeza que o Grêmio estará muito forte em 2010, pois conta com pessoas comprometidas com o clube e com a história da agremiação em sua diretoria.

Cuca

Depois da vitória do último domingo e da classificação na Sul-Americana, contra o Universidad de Chile, muita gente aposta que o técnico Cuca permanecerá no Fluminense, em 2010.

O treinador tem ótimo relacionamento com a diretoria e ganhou o carinho dos atletas por acreditar na reação tricolor e não desistir de uma partida sequer.

Reformulação


Seja qual for a colocação do Fluminense no Brasileiro, com rebaixamento ou não, a diretoria pensa em aproveitar o máximo possível seus jovens atletas e, além de apostar em outras revelações, contratar jogadores experientes e vencedores para a próxima temporada.

Fred já disse que quer ficar e poderá, mesmo que eventualmente o Flu venha a disputar a série-B, permanecer com a 9 e a faixa de capitão do Flu.

Visão

Ainda falando sobre a falha de Simon no jogo de domingo entre Fluminense e Palmeiras, não seria melhor o árbitro vir a público e dizer que errou?

Erros são normais (apesar de Simon exagerar nos últimos anos), mas ficaria bem mais bonito para sua imagem de “postulante a árbitro brasileiro na Copa de 2010” se agisse desta forma.
Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: