if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Informal

Orlando Duarte

Retorno em grande estilo


Foi um ano difícil, com eliminações no Campeonato Estadual e na Copa do Brasil, além, é claro, da “dolorosa” disputa da série-B.

Já disse em muitas ocasiões e mantenho minha opinião: não vejo demérito algum em disputar a segunda divisão, tão acirrada tecnicamente quanto à primeira. Mas, para os torcedores, fica a imagem de que o time não está entre os melhores e o ano, sem enfrentar os principais rivais, como Fla, Flu e Botafogo, acaba sendo “diferente”.

Por essas e outras é que os vascaínos devem comemorar o retorno à elite do futebol brasileiro, pois foi conquistado com trabalho e suor de jogadores, comissão técnica e da diretoria do clube presidido pelo ídolo Roberto Dinamite.

A volta ocorreu em grande estilo, com o maior público em um estádio de futebol no Brasil na temporada 2009. Mais de 80 mil torcedores estiveram no Maracanã para comemorar os gols, vibrar pelo acesso e chorar de emoção.

O Vasco merece estar na primeira divisão, disputando a taça para glorificar os momentos de glórias que já viveu no passado e que voltará a viver muito em breve.

Planejamento


Para 2010, o Vasco quer “copiar”, no bom sentido do termo, o Corinthians, que se estruturou e deu a volta por cima, conquistando, na temporada seguinte à série-B, os títulos estadual e da Copa do Brasil.

Voltar a jogar uma Libertadores, em 2011, seria incrível para clube e torcedor, mas o primeiro objetivo, em 2010, é conquistar o título Estadual, brigando até o fim com os principais rivais.

Reforços

Dinamite não promete nomes consagrados, mas diz que fará de tudo para que o clube contrate bons jogadores, experientes, mas também jovens promessas.

Base

As categorias de base do Vasco têm formado bons atletas e o principal desejo da atual direção é continuar revelando nomes para o elenco profissional.

Mescla

Com jovens talentos e jogadores experientes que devem chegar em 2010, a expectativa é de que o clube da Colina faça um bom papel na temporada.

Pintou?


Faltam quatro rodadas para o fim do Brasileirão 2009, um dos mais disputados dos últimos anos, e o São Paulo assume a ponta, assim como fez nas últimas rodadas de 2008.

Com o elenco que tem e o bom treinador, creio que o tricolor seja, neste momento, o grande favorito à taça, apesar de Flamengo, Atlético/MG, Cruzeiro e Palmeiras estarem na cola.

Péssimo

A arbitragem do Brasileirão 2009 fica para a história como a pior de todos os tempos: muitos erros, afastamento de árbitros e insatisfação de quase todos os clubes.

Simon foi um exemplo de que os erros continuam acontecendo e que algo tem de ser feito para que isso diminua no próximo ano.

O Palmeiras foi claramente prejudicado no Maracanã e o legítimo gol de Obina, se validado, poderia mudar a história do jogo e dar a liderança da competição ao Palmeiras.

Simon, experiente, árbitro de Copa do Mundo, pisou na bola e merece uma punição.
Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: