if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

domingo, 6 de dezembro de 2009

Informal

Orlando Duarte

É Campeão!

O Campeonato Brasileiro chega ao fim depois de belos gols, jogos eletrizantes, jogadas espetaculares e muita festa dos torcedores por todo o país.

Hoje será dia da comemoração de uma grande torcida brasileira: duas de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e uma do Rio Grande do Sul ainda estão na parada.

Há alguns meses alertei aos nossos leitores que poderíamos ter uma briga muito boa pelo título até a última rodada e que mais do que dois times estariam nessa disputa.

Pois bem. Flamengo, Inter/RS, Palmeiras e São Paulo chegam à jornada final com esperanças de lutar pelo título, sendo que o Flamengo é o favorito, já que depende apenas de si para levantar a taça.

Independentemente do campeão, é preciso comemorar com muita calma, sem exageros e, principalmente, sem violência. O título ficará em ótimas mãos seja quem for o vencedor.

Postulantes

O Flamengo tem o mérito da regularidade e contou com um sérvio habilidoso e decisivo na reta final.

Petkovic tem de chamar a responsabilidade para si neste jogo diante do Grêmio e contar com Adriano para balançar as redes e não decepcionar os mais de 80 mil torcedores que lotarão o Maracanã.

Já o Inter ficará de olho no rival Grêmio e torcendo, por que não, para o seu maior desafiante.

Duvido que os colorados não comemorem um gol do tricolor gaúcho, até porque se o time de Mário Sérgio, campeão mundial com o Grêmio na década de 1980, fizer um gol e vencer o jogo, bastará um tropeço do Fla para o título ficar no Beira Rio.

O Palmeiras ainda acredita em milagre para recuperar a liderança na última rodada do Brasileirão.

O time perdeu o primeiro lugar depois dos inúmeros tropeços, principalmente contra equipes que estavam na zona de rebaixamento e, diante do Botafogo, mais um adversário destes, terá de vencer para seguir sonhando.

Fácil e difícil

A tarefa mais difícil e mais fácil, ao mesmo tempo, é do São Paulo, que enfrentará o já rebaixado time do Sport.

Se golear, o tricolor ainda terá chances de título e isso não é impossível.

Mas, não basta apenas golear para comemorar o tetracampeonato consecutivo. O time tem de torcer por tropeços de Inter e Flamengo para fazer a festa do torcedor no Morumbi.

Cuidado

Todo o cuidado é pouco logo mais, principalmente no Rio de Janeiro, já que teremos dois duelos importantes para definir os resultados finais do Campeonato Brasileiro.

Engenhão e Maracanã serão os palcos de Botafogo x Palmeiras e Flamengo x Grêmio, respectivamente. São torcidas, no caso dos times cariocas, que podem chorar o rebaixamento e comemorar o título, respectivamente.

A polícia tem de se envolver ao máximo para que atos de vandalismo sejam evitados.

Festa

No mais, que o campeão comemore muito, pois este é o mais difícil título do mundo.
Colaborou: Jairo Giovenardi

Nenhum comentário: