if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Preservar Nossa Memória

Fui ao Pacaembu, onde está sendo construído o “Museu do Futebol”, e vi muita gente trabalhando para que os esportistas tenham mesmo o seu local de preservação da memória do nosso futebol. Sempre defendi, e continuo defendendo, os vários museus existentes, de cada clube. Os muitos livros que tem surgindo, contando as histórias das agremiações, também servem para mostrar como tudo começou até chegarmos aos dias atuais. O livro que acabei de lançar, pela Editora Nacional, com João Bosco Tureta como parceiro, mostrou um Corinthians que conseguiu sair da várzea de São Paulo para chegar a campeão do mundo. Uma jornada de heróis de heróis que conseguiu despertar o amor de milhões e por isso o título “O Time da Fiel”. As muitas publicações que surgem servem que todos conhecem nossos clubes. A maioria deles também tratou de melhorar os seus “sagrados locais de conquistas”. Grandes craque como Pelé, também merecem o seu museu.

O Maracanã começou a colher as marcas dos pés de craques e também cuidou melhor do seu museu. Estamos avançando, e bastante, para mostrar a todos, em todas as épocas, e para qualquer idade, como é que os clubes surgiram e quais as verdadeiras grandes figuras. O Pacaembu passou, recentemente, por uma excelente reforma. Segundo o Dr. Walter Feldman secretário municipal de esportes, ainda há bastante coisa a ser feita. Um estádio de 68 anos, em que tivemos desfilado pelo seu gramado, os maiores jogadores do mundo, onde tivemos jogos do Mundial de 50, Pan-americano, Sul-Americano, Taça Rio, Taça Rio Branco, e tantos outros torneios importantes, com capacidade para 38 mil pessoas, sentadas em lugares numerados, precisava ter o seu Museu, que será exemplar e inaugurado em agosto. O esporte agradece.


Leão caiu. Faz parte da “Ciranda dos Treinadores”. O filme “Os Ameaçados” continua em preparação, pois outros famosos devem cair. Já foram alguns nestas três fases primeiras rodadas do Brasileirão e teremos muito mais. Os arruaceiros, que não fazem nenhuma falta se ficarem longe dos estádios, apedrejaram o carro de Leão. Um comportamento vil, sem razão de ser. Esses arruaceiros queriam que Leão saísse, pois ele estava fora e a fúria dos marginais voltou-se contra o veículo que nada tinha a ver com a história.

O Palmeiras vai ter obras no seu estádio e não poderá jogar “em casa”, por muito tempo. Pelo menos é o que se informa. Um grande edifício surgirá onde hoje estão as quadras de tênis e um antigo salão de festas, Nesse prédio estará toda a administração e muitos andares para a prática esportiva e até para o tênis. O Palmeiras por isso ganhará espaço para construir o seu estádio de multiuso no local em que está o atual estádio. O esporte paulista ganhará com isso.


Quem está em busca de um local apropriado à sua grandeza é o Corinthians. O Parque São Jorge está sendo preparado para colher 18 mil torcedores em alguns jogos as Série “B”. Isso não impede que o clube continue com os seus projetos de uma praça esportiva para 60 mil espectadores. Também não está afastada a hipótese, que não anularia o novo estádio e o Parque São Jorge, de um comodato para usar o Pacaembu por 20 anos. O Corinthians quer crescer para justificar a sua grande torcida.


O esporte, em todo o País, tem que continuar a sua luta para ganhar espaços e manter, melhorando-os, os existentes. O público merece conforto e segurança.(Orlando Duarte - Informal - 29/05/2008)

Nenhum comentário: