Espanha - Alemanha decidem hoje a Eurocopa de 2008. Será em Viena, capital da Áustria. Foram 16 países participantes, depois de enfrentarem difíceis eliminatórias. Nada menos de 51 países buscaram vagas, valorizando a disputa. Suíça e Áustria esmeraram-se como anfitriões e tudo correu como esperavam.
Os estádios lotados foi palco de jogos inesquecíveis. Os gramados excelentes facilitaram que tivéssemos boa técnica. A UEFA, presidida pelo Platini, que já foi campeão pelo seu país, França, e artilheiro da competição em 1984, com 8 gols, está de parabéns. O mundo viu um torneio que teria a força de um Mundial se dele estivessem participando Brasil – Argentina. O torneio foi criado em 1960 e atingiu a sua 13 a disputa que acontece como o Mundial de 4 em 4 anos. O que vimos na competição foi para ser analisado. Nenhum time vencedor ou derrotado deixou de se aplicar até o último minuto, por isso tivemos partidas dramáticas. Quem mais impressionou, com espírito de luta inigualável, foi a Turquia. Fizeram mais do que se poderia esperar deles. Não havia bola perdida, não havia desfalque que diminuísse a vontade de vencer dos turcos. A Alemanha, última vencedora dos turcos, suou muito para vencer. Chega a final, contra a Espanha, sem ter jogado o que jogou o seu adversário, a Espanha. Os espanhóis tiveram atuações muitos boas e não perderam nenhum jogo.
Como se trata de uma final, tudo pode acontecer, mas a Espanha é favorita. Como em todos os torneios, existem sempre os erros de arbitragem. O maior prejudicado foi Portugal, contra a Alemanha, mas isso é passado e agora o que interessa é a decisão.
É bom lembrar que o primeiro torneio da França ganhou a URSS. Em 1964, na Espanha, a vitória foi dos locais A Espanha venceu a URSS por 2 a 1. A Itália, na Itália venceu a final, em 1968, fazendo dois jogos contra a Iugoslávia, Em 1972, na Bélgica, a Alemanha foi campeã derrotando a URSS. Em 1976, na Iugoslávia, venceu a Tchecoslováquia, batendo a Alemanha na final.
Em 1980, na Itália, ganhou a Alemanha. Em 1984, na França, ganhou a França que derrotou a Espanha. Em 1988, na Alemanha, ganhou a Holanda. Em 1922, na Suécia, ganhou a Dinamarca que derrotou a Alemanha na final. EM 1966, na Inglaterra, ganhou a Alemanha, No ano 2000, no torneio promovido por Bélgica e Holanda, foi campeão a França. Na última disputa, em 2004, em Portugal, ganhou a Grécia. Esse é o resumo das 12 competições.
A idéia de se realizar a Eurocopa, em dois países, abriu possibilidades de novos acordos nesse sentido. No ano 2000 foram Holanda e Bélgica que dividiram as honras de organizar a disputa. Agora foram Áustria e Suíça. Também é para 2012, uma divisão para promover o torneio. Isso sempre diminui os custos da promoção.
Nos últimos tempos tenho notado que os arremessos laterais são cobrados irregularmente, isto é, não de onde a bola saiu. As Leis do Jogo não permitem essa liberdade. A FPF tem recomendado aos árbitros que devem advertir os faltosos e na reincidência determinar a reversão. Tem que ser assim. É bom lembrar que nos arremessos laterais não há impedimento e que cobra pode se beneficiar dos avanços que da’. Por isso defendo os laterais com os pés, sem valer gol direto da cobrança.(Orlado Duarte -Informal - 29/06/2008)
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Há 5 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário