if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

domingo, 6 de julho de 2008

Como ganhar e perder

O Fluminense teve méritos quando eliminou o São Paulo e quando passou pelo Boca Juniors. Mas, para vencer, tem que ir até o fim. O time teve todas as chances para festejar. Ganhou o jogo, mas não soube levar o título.
Faltou ao Fluminense eficiência para vencer no tempo normal ou, até mesmo, na prorrogação, pois quando chega nesse estágio, das penalidades máximas, o visitante ganha força para sair vencedor. Os pênaltis têm que ser bem batidos e não foram por parte dos brasileiros. Pênalti não é loteria, é competência. Tem que saber cobrar.
Nos 90 minutos, o time de Renato Gaúcho até que foi bem, mas numa competição como a Copa Libertadores, a equipe tem que estar preparada para tudo. O resultado é produto de erros e o Fluminense pagou pelos erros cometidos em Quito e no Maracanã.
Por outro lado, a Liga Deportiva Universitária teve raça, foi valente o tempo todo e jogou bem ao seu estilo, como quando eliminou os argentinos Estudiantes e San Lorenzo e o América, do México. Mesmo apresentando algumas falhas na defesa, a LDU tem dois ótimos jogadores: o forte Guerrón e o habilidoso Bolaños, fora outros atletas de seleção, como Vera, titular do Paraguai, o capitão Urrutia e o goleiro Cevallos, da seleção equatoriana.
O time da LDU sofreu gols de categoria individual que não podia evitar, mas mostrou ter mais firmeza de conjunto para conquistar o título. A festa equatoriana aconteceu com o Maracanã vazio. E, se algum brasileiro perguntar como se ganha uma Libertadores, eles, equatorianos, dirão: simplesmente, com o coração.

Thiago
E o "palmeirense" Thiago Neves deve ser lembrado sempre, pois cumpriu seu papel no tempo normal e fez três belos gols. Mas, como assim, palmeirense?
O jogador chegou a assinar um pré-contrato com o Palmeiras, recebeu dinheiro adiantado e não cumpriu. Para amenizar, o Fluminense negociou o bom atacante Lenny com o Verdão.

Maracanã
O Maracanã está fadado a ver derrotas brasileiras, como o inesquecível 16 de julho de 1950, quando o Uruguai venceu o Brasil e conquistou a Copa do Mundo, e em outras oportunidades, como as duas mais recentes deste ano: a eliminação do Flamengo diante do América mexicano e agora a conquista da LDU sobre o Fluminense.

Estado de alerta
O tricolor carioca, mal das pernas no Campeonato Brasileiro, tem que tomar cuidado, pois está bem longe dos primeiros colocados da competição.

Vantagem
Os argentinos mantêm a vantagem no número de títulos sobre os brasileiros. São 21 títulos da Copa Libertadores contra 13 do Brasil. O Uruguai tem oito, a Colômbia dois, o Paraguai três e Chile e Equador, um.

Preparação
Os preparativos dos norte-americanos para os Jogos Olímpicos de Pequim acontecem a todo vapor, seja no atletismo, na natação, nas praias e nas quadras.
Tyson Gay, por exemplo, correu os 100m rasos na Seletiva Olímpica de Atletismo e estabeleceu um tempo de 9s68, mas o recordista da prova ainda é o jamaicano Usain Bolt, com 9s72. O norte-americano contou com a ajuda de um vento de 4,1m/s, sendo que o máximo permitido é 2,0m/s e isso invalida a marca para efeito de recorde.
Os Estados Unidos estão se preparando muito bem e temos que usá-los como exemplo. Não podemos viver apenas de esforços isolados. Temos que incentivar os jovens a praticar esportes desde cedo.
Quem pagar uma boa fortuna para assistir os 100m rasos, o revezamento 4x100m e os 400m, em Pequim, terá a oportunidade de acompanhar belas provas. Mas, num piscar de olhos poderá perder a corrida. Que velocidade!(Orlando Duarte - Informal -04/07/2008)

Nenhum comentário: