if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sábado, 12 de julho de 2008

Conseqüências do doping

Vendo documentário na tv sobre atletas da Alemanha Oriental, descobri algumas coisas que estavam escondidas do grande público adepto de esportes no mundo inteiro. Já sabia, por exemplo, que muitos daqueles atletas eram dopados. O que desconhecia, até então, é que o doping era uma medida secreta e estatal.

Mais de 10 mil atletas foram dopados nos primeiros anos de competição na Alemanha Oriental. Tudo isso foi relatado no documentário por nadadoras, corredores e alguns familiares de pessoas envolvidas.

Só para se ter uma idéia da gravidade do assunto, duas atletas viraram homens. Outras sentiam que a barba crescia, pois recebiam muitos hormônios masculinos. Muitas moças tiveram alterados seus ciclos menstruais, outras contraíram cânceres e outras, mais jovens, morreram. Por essa razão, a Alemanha Oriental obtinha êxito em vários esportes, principalmente na natação feminina.

Com este documentário, fica mais do que patente que a grande dopagem é o preparo - físico, sem outros ingredientes. Ele deveria ser passado em todos os clubes esportivos do mundo, pois o que aconteceu com a Alemanha Oriental, que hoje não existe mais, é assunto lamentável não só para o esporte, como também para o próprio ser humano, que foi usado como cobaia. Uma vergonha.

Temos um exemplo de doping no Brasil lamentável, da nadadora Rebeca Gusmão. Já no caso do meio-campista do Santos, Rodrigo Souto, muita coisa ainda deve acontecer. Ele já foi punido pela Conmebol, mas se é inocente, precisa correr atrás para provar.

Barcelona x CBF

Agora o assunto é futebol: e o Barcelona teima em não liberar Ronaldinho Gaúcho para os Jogos Olímpicos de Pequim. Com isso, a seleção brasileira perde, pois o craque pode fazer a diferença na Olimpíada.

Mas, o próprio clube perde, pois teria a oportunidade de ver sua estrela das últimas temporadas se recuperar numa competição da grandeza de uma Olimpíada. A CBF, no entanto, deve lutar pelo atleta. Não desistirá facilmente.

Ainda líder

O Flamengo jogou bem em Minas Gerais e Marcinho continua apresentando um bom futebol. Mesmo sem vencer, o Mengão se mantém na ponta da tabela deste equilibrado Campeonato Brasileiro.

Suspiro

Com Dodô e Conca inspirados e um belíssimo gol de Somália, o Fluminense saiu do Maracanã aliviado, após vencer a primeira no Campeonato. Importante passo para que o Flu esqueça de vez a Libertadores 2008 e passe a pensar na edição de 2009.

Ficou no “quase”

O Santos perdeu um festival de gols no primeiro tempo da partida contra o Grêmio. Poderia ter vencido, mas não foi desta vez que Cuca comemorou a primeira vitória do time sob seu comando.

Vivo

O Internacional começou o Brasileirão como favorito. Não rendeu o esperado, perdeu peças importantes de seu plantel, como Iarley, Fernandão e seu próprio treinador, Abel Braga, e gerou desconfiança em seus próprios torcedores.

Com a chegada de Tite, aos poucos, o Inter parece voltar a se apresentar bem e deverá lutar pelas primeiras posições, já que o Brasileirão já começou a embolar.(Orlando Duarte - Informal - 11/07/2008)

Nenhum comentário: