if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Informal (segunda-feira –04/08/2008)


De Orlando Duarte

Semana histórica

Enfim, entramos na semana dos Jogos Olímpicos de Pequim. Estamos vivendo um momento expectante com relação à Olimpíada. O mundo está de olhos voltados para a China.

No caso dos brasileiros, alguns se adaptaram a Macau, Cingapura e Vietnã, para evitar maiores complicações na preparação. As chances de medalhas são pequenas e, por isso mesmo, ninguém deve se iludir. Todos querem as mesmas medalhas. Os chineses jogam em casa querendo todas e os americanos querem mais da metade. Será uma briga curiosa.

Em Atenas-2004, conquistamos dez medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e três de bronze. O Brasil tem que se contentar com um número parecido com o da última Olimpíada. Agora, esperar nunca é demais. Estaremos na expectativa e, sempre, confiantes nos atletas brasileiros.

As mulheres, por exemplo, ainda não conquistaram medalhas no atletismo. Seria uma boa hora para Maurren Maggi e Fabiana Murer que, por outro lado, enfrentarão rivais duríssimas e muito experientes.

Ainda temos muito a caminhar em todas as modalidades e Pequim poderá servir como grande experiência para os atletas do Brasil. Alguns vão brilhar, outros retornarão sem a tão esperada medalha. Coisas do esporte.

Tradição

Muita gente se impressionou com a ordem do desfile na Cerimônia de Abertura, que não seguiu o alfabeto do nosso idioma, e sim, o Mandarim. Por isso, seremos o 39º país a entrar no Estádio Olímpico, o Ninho de Pássaro.

A Grécia por tradição, abrirá o desfile dos países e os chineses, anfitriões, encerrarão os festejos.

Ginástica

O Brasil conquistou seis vagas para a competição na ginástica artística feminina e terá Ana Claudia Silva, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Ethiene Franco, Jade Barbosa e Laís Souza como nossas representantes.

Jade e Ana Cláudia competirão nos quatro aparelhos, Solo, Salto, Paralelas Assimétricas e Trave, brigando, assim, pelo título individual geral. Com Jade, temos boas chances de medalha e a torcida será enorme por essa pequena, porém, brilhante atleta.

Já a modalidade masculina terá apenas uma vaga, exatamente de Diego Hypólito, um dos favoritos a levar uma medalha no Solo.

Desfalque

A musa russa, Maria Sharapova, não estará em Pequim. É uma pena, pois a jogadora é uma das melhores do mundo e a competição perde sem sua presença.

Verde-amarelo
A festa nas instalações olímpicas já está acontecendo. Muitos atletas brasileiros já desembarcaram em Pequim e estão entusiasmados com os Jogos.

Sonho


O argentino Lionel Messi, liberado pelo Barcelona para disputar os Jogos Olímpicos, disse que está vivendo um sonho. Ao mesmo tempo, o atacante poderá ser o pesadelo da seleção brasileira, pois é um jogador extremamente habilidoso.

Seu clube fez bem em liberá-lo, diferentemente do Real Madrid, que preferiu segurar Robinho na Espanha.

Nenhum comentário: