if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Informal (sexta-feira –15/08/2008)
De Orlando Duarte


Basta acreditar

O brasileiro César Cielo nadou sempre entre os primeiros colocados durante as Eliminatórias dos 100m livre. Nos primeiros 50m, sua especialidade, bateu em primeiro e segundo, mas classificou-se à final apenas com o oitavo tempo, ou seja, o último classificado entre os finalistas.

César sabia das dificuldades, pois teria fortes adversários, como o francês Alain Bernard, o australiano Eamon Sullivan, o americano Jason Lezak e o bicampeão olímpico Pieter van den Hoogenband.

O nadador, natural de Santa Bárbara do Oeste/SP, lembrou as fortes braçadas de Gustavo Borges e Fernando Scherer, grandes nomes da natação brasileira e tradicionais competidores dos 100m livre, e conquistou o bronze, a 10º da natação brasileira em Olimpíadas, ficando atrás apenas de Sullivan (prata) e Bernard (ouro).

Às lágrimas, Cielo disse após a prova que não esperava conquistar a medalha. Mas ele foi forte, trabalhou muito durante anos de preparação para estes Jogos Olímpicos.

O próximo desafio, será a prova de sua especialidade, os 50m livre e, acima de tudo, basta acreditar, pois as chances de medalha são reais.

O “atleta-país”

Michael Phelps tem mais medalhas que muitos países e, ao final dos Jogos Olímpicos, ocupará um lugar respeitoso no Quadro de Medalhas, ficando à frente de muitos países tradicionais.

Indiferença

Enquanto atletas de Rússia e Geórgia se abraçam, numa forte demonstração de respeito ao espírito olímpico, na prova dos 100m peito um nadador iraniano deixou de competir para não dividir a piscina com um israelense.

Essa prática não convém com o esporte, que é superior a questões políticas e não deve tolerar atos radicais como este. O Comitê Olímpico Internacional tem todo o direito de punir o Irã pelo ato do nadador Mohammad Alirezaei.

Bike

A China é o país que mais tem bicicletas no mundo, mas ganhou uma especial, de Cristiane, que fez um belo gol de bicicleta contra a Nigéria.

É, de fato, uma jogada maravilhosa, difícil de executar. Não há provas de que o inventor fora Leônidas da Silva, mas o jogador foi o responsável por desenvolver esse tipo de lance, inclusive, na Copa de 1938, quando chegou a ser apelidado de “homem borracha”.

O gol de Cristiane deve ter inspirado o jogador Evandro, do Avaí, que também fez o seu de bicicleta, contra o Corinthians. Uma pintura.

Calma

A derrota para a Rússia no vôlei masculino nada deve influenciar na busca pela medalha de ouro, até porque o Brasil continua sendo um dos favoritos.

EM Atenas-2004, a seleção de Bernardinho sofreu 3 a 0 diante dos EUA na primeira fase e, no fim, conquistou o ouro contra a Itália.

Calendário

A Copa Sul-Americana é organizada pela Conmebol, responsável também pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2010 e pela Copa Libertadores da América.

O calendário do Brasil está muito apertado e os times parecem não se importar com a competição sul-americana, que não oferece uma boa premiação, nem prestígio internacional, como, por exemplo, a Libertadores.

O São Paulo faz bem em testar os garotos. Novas promessas podem surgir e isso é bom para o futebol brasileiro.

Santos

O presidente Marcelo Teixeira não deve se reunir com torcedores organizados. A torcida tem que apoiar e cobrar, sim, nas arquibancadas e não intimar jogadores, como fez recentemente a torcida do Flamengo.

Nenhum comentário: