if you do not understand Portuguese use the google tanslate. http://www.translate.google.com

domingo, 7 de setembro de 2008

Informal (domingo –07/09/2008)
De Orlando Duarte



A massificação do vôlei


A medalha de ouro da seleção masculina de vôlei, comandada por José Roberto Guimarães nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992, está entre as conquistas marcantes que presenciei.

Em Atenas-2004, já sob o comando de Bernardinho, os homens conquistaram o bi-olímpico. Agora, em Pequim, o time masculino ficou com a prata e as meninas, enfim, conquistaram o ouro, e Zé Roberto, agora técnico da equipe feminina, fez história.

Após anos de resultados expressivos e visível crescimento do voleibol em todo o país, as seleções de Bernardinho e Zé Roberto aparecem no topo do ranking mundial da modalidade. O time masculino a frente dos rivais americanos, ouro em Pequim; e o feminino tendo a Itália como concorrente à liderança.

No Brasil, muitos adolescentes se destacam em peneiras, como no Santander Banespa/ São Bernardo, que tem Montanaro como gerente. Lá, o trabalho é sério e muito bem feito.

Uma vez por ano, o clube abre suas portas para os novos talentos e oferece toda a infra-estrutura para que o jovem cresça como cidadão e como atleta.

Ficarei na torcida para que outros trabalhos como este feito pelo Banespa, e o ótimo projeto da Confederação Brasileira de Voleibol, continuem sendo desenvolvidos e novos talentos possam ser revelados.

Esse crescimento do esporte vem desde a medalha de prata em Los Angeles-1984 e, com os atuais resultados positivos as coisas apenas melhoram.

Ao ataque

A seleção brasileira não pode ficar na defesa como ficou diante do Paraguai, por exemplo, quando perdeu por 2 a 0, em Assunção.

É uma tradição brasileira jogar no ataque e só assim a seleção brasileira poderá vencer o forte escrete chileno, que tem bons jogadores, como o atacante Suazo e o meia Valdívia, este bem conhecido do torcedor brasileiro, e conta com o bom trabalho de Marcelo Bielsa.

Esta será a primeira chance da seleção para mostrar que tem condições de ser treinada por Dunga, pois não é fácil jogar em Santiago.

Gangorra

Para que serve a frequente troca de treinadores o futebol brasileiro? Apenas para prejudicar o clube. O Atlético/PR mudou novamente. Após a chegada de Mário Sérgio, que deu a classificação na Copa Sul-Americana à equipe paranaense, já acharam que ele não é bom o bastante para o clube e o demitiram.

Geninho voltou, as se não vencer umas quatro perdidas seguidas, o que está cada vez mais difícil para qualquer equipe neste Brasileirão, também será mandado embora.

Sacrifício

César, pai de Jade Barbosa, disse que a atleta sentiu desgaste dos excessivos exercícios para a Olimpíada e não descarta possibilidade de cirurgia no punho direito, justamente onde Jade registrou através de exames perda óssea equivalente à de uma pessoa de 50 anos

A ginasta não quer fazer a cirurgia, mas ficarei na torcida para que o melhor para ela seja decidido e, assim, possa voltar a brilhas nas competições internacionais.

Nenhum comentário: